Fique em dia com a Receita Federal
A Luta

Fique em dia com a Receita Federal

Compartilhe

22/01/2019 00:00

Saiba quais são as alterações do registro de empregador Pessoa Física e como se adequar


O Caepf é registrado junto à Receita Federal
O Caepf é registrado junto à Receita Federal

Entrou em vigor no dia 15 de janeiro o Cadastro de Empregador Pessoa Física (Caepf). O novo registro substitui o Cadastro do Empregador Individual (CEI) e serve para reunir as informações relacionadas às atividades econômicas do empregador Pessoa Física.

Isso significa que todos os médicos empregadores Pessoa Física devem fazer o cadastro. O Caepf é o equivalente ao CNPJ de uma empresa. Ou seja, é o registro obrigatório para o negócio estar ativo junto à Receita Federal.

Como fazer

Para fazer o Caepf é necessário ter a certificação digital - validade da assinatura do médico de forma digital. Essa validade, por sua vez, é obrigatória para o preenchimento do eSocial – sistema unificado de envio de informações trabalhistas ao Governo Federal.

O que fazer se JÁ TENHO a certificação digital

Quem já tem a certificação digital vai migrar do CEI para o Caepf automaticamente. Não é preciso nenhuma ação do médico.

O que fazer se NÃO TENHO a certificação digital

  1. O primeiro passo é fazer a certificação digital. Médicos associados ao Simers têm 40% de desconto no serviço, que é prestado por uma empresa terceirizada alocada na sede da entidade médica. É possível agendar pelo telefone (51) 3027 3737.
  2. Com a certificação feita, é hora de registrar o Caepf junto à Receita Federal. Isso pode ser feito presencialmente ou pelo site. É necessário ter as duas últimas declarações do Imposto de Renda (IR).

Importante: médicos que fazem a declaração do IR com o Simers terão o seu registro junto ao Caepf realizado pela equipe especializada da entidade médica

FIQUE ATENTO

O prazo para fazer o Caepf encerra em abril. 

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política