Guaíba: Pronto Atendimento pode ficar sem médicos, colocando a população em risco
A Luta

Guaíba: Pronto Atendimento pode ficar sem médicos, colocando a população em risco

Compartilhe

24/10/2018 00:00

O Pronto Atendimento Sólon Tavares, único do município de Guaíba, corre o risco de ficar sem médicos, colocando em risco uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. Isso porque os profissionais não receberam os salários de setembro. Em reunião com o Simers, na tarde da última terça-feira (23), o Secretário de Administração, Rodrigo Pedroso e o Procurador Geral do Município, César Waimer, alegaram que a empresa Associação Beneficente Sílvio Scopel, responsável pela administração do PA até o dia 30 de outubro, optou por utilizar a verba repassada pelo município para pagar fornecedores e outros funcionários com vínculo CLT. Por esse motivo que a Scopel corre o risco de ter o contrato rescindido antecipadamente.

Durante o encontro, secretário e procurador também afirmaram que o município irá se responsabilizar pelos honorários médicos do mês de outubro. Isso para evitar que a verba seja novamente retida pela Scopel. Entretanto, o impasse permanece, em razão da incerteza dos salários de setembro. 

Para o diretor do Simers, André Gonzales diante de todos os problemas a população é a maior prejudicada, tendo a saúde colocada à prova. “Os médicos estão com honorários atrasados, os contratos dos profissionais são confusos e sem transparência. O resultado final é que a população está vivendo uma situação terrível. Ameaçada de não ter o PA aberto. Estamos muito preocupados que isso determine o sofrimento de milhares de pessoas”, salienta Gonzales.  Atualmente o PA conta com um quadro de 26 médicos, entre pediatras e clínicos.

O Simers alerta à população e demais autoridades para o risco da desassistência, opção recorrente por aqueles que gerem a saúde, não apenas no município de Guaíba, mas no Estado.

Ofício para as autoridades

Na mesma tarde, o Simers esteve na prefeitura de Guaíba e protocolou ofícios relatando os problemas do PA e indaga sobre a decisão administrativa quanto ao futuro do posto de saúde. Uma cópia do documento foi enviada ao prefeito e outra endereçada para Secretário da Saúde, ambos de férias. 

Tags: Guaíba Pronto Atendimento de Guaíba

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política