Por que lutamos?
A Luta

Por que lutamos?

Compartilhe

06/09/2018 10:25

Os esforços na busca para evitar que o Beneficência fechasse reflete o propósito do Simers de luta pelos médicos, pela Saúde e, não menos, pela vida

  Beneficência Portuguesa_Juliane Soska (85)Foi uma batalha incansável, mas vencemos: o Hospital Beneficência Portuguesa não vai fechar as portas. Mesmo quando ninguém acreditava ser possível, lutamos. E lutamos porque só não pode ser tolerável ver mais leitos sendo subtraídos da conta e apenas lamentar, como quem consente. Felizmente, não estamos sozinhos nessa causa. O apelo inicial do Simers foi feito em 28 de outubro de 2017. A resposta foi coletiva e veio ao longo dos meses seguintes, das formas mais diversas. A sociedade gaúcha se mobilizou para evitar que uma das mais tradicionais instituições de saúde do Estado cedesse à crise financeira e encerrasse suas atividades, 164 anos anos após a sua abertura. É a luta pela vida que se renova e ganha força. O primeiro objetivo foi alcançado com a assinatura de um contrato que oferece nova chance ao hospital e, não menos, à população do Rio Grande do Sul. Desde então, a Associação Beneficente São Miguel é a responsável pela gestão e busca reativar os 187 leitos disponíveis, além de ampliar os serviços oferecidos, como forma de superar a dívida herdada.  

De volta à comunidade

Ma mesmo que o momento seja de otimismo com as novas possibilidades, o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, ressalta que ainda é preciso concentrar forças na abertura de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, vivemos tempos de guerra. Pacientes ficam amontoados nos corredores dos pronto-atendimentos. É uma luta tão grande quanto à já encerrada”. Além disso, Argollo pondera que o Simers segue vigilante e disponível para ajudar na reconstrução do Beneficência. “Isso também significa fiscalizar a nova gestão, assegurando condições de trabalho aos médicos e de atendimento digno à população”.    

Linha do tempo

  28/10/2017 – Simers lança a campanha pública em prol do Hospital Beneficência Portuguesa. Personalidades como Martha Medeiros, Jorge Furtado e Lauro Quadros emprestam sua imagem para campanha nos veículos de comunicação e redes sociais. 21/11/2017 – Simers vai à audiência na Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para debater a situação do hospital e defende que as soluções dependem de mobilização irrestrita. 14/12/2017 – Frente Parlamentar de Defesa do Hospital Beneficência Portuguesa é lançada, em proposta do deputado estadual Pedro Ruas (PSol). A cerimônia de anúncio foi no Museu de História da Medicina do RS (MUHM). 21/12/2017 – O presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, reúne-se com a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), na sede da entidade em Porto Alegre. A senadora formaliza seu apoio à mobilização para salvar o hospital. 18/01/2018 – O Simers anuncia a adesão da rede Panvel à campanha. O hospital será contemplado com o Troco Amigo, que permite a doação de qualquer quantia do troco das compras de clientes para a instituição. 06/2/2018 – Mais um apoio conquistado pelo Simers à mobilização. O secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, visita o presidente do Simers e se coloca à disposição para evitar o fechamento da entidade. Ministério da Saúde confirma que Hospital Sírio-Libanês fará consultoria no Beneficência. 14/02/2018 – Em coletiva de imprensa, é dado o passo inicial da consultoria pelo Hospital Sírio-Libanês. Com a visita da equipe coordenada pelo diretor-executivo da instituição paulista, Fernando Torelly, foram apresentadas as principais ações a serem desenvolvidas. 02/03/2018 – Equipe de consultoria do Hospital Sírio-Libanês divulga que foi descoberto crédito de R$ 1 milhão em serviços prestados pelo hospital a pacientes de planos de saúde – que não foram cobrados. 16/03/2018 – O Banco de Alimentos do Estado doa 30 cestas básicas ao grupo de funcionários da instituição, ajudando-a a manter as portas abertas. 05/04/2018 –  Sindicato dos Leiloeiros Oficiais (Sindilei) e a Fecomércio RS promovem um leilão beneficente para arrecadar recursos para a instituição. 24/05/2018 –  O Sírio-Libanês entrega relatório apontando os caminhos para manter o funcionamento do Hospital Beneficência Portuguesa. A boa notícia é que uma instituição interessada já oficializou proposta para assumir a operação plena do hospital. 09/07/2018 - É assinado, na sede do Simers, o contrato que representa a retomada das atividades do Hospital Beneficência Portuguesa.  
Tags: Hospital Beneficência Portuguesa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política