A Luta

Reunião na Secretaria Estadual de Saúde debate melhorias no tratamento de pacientes renais crônicos

10/08/2018

Integrantes da Frente Parlamentar pela Nefrologia do Rio Grande do Sul se reuniram, na quinta-feira (9), com representantes da Secretaria Estadual da Saúde para avaliar a viabilidade, do ponto de vista financeiro, da liberação da nova portaria 1.675, publicada em 08 de junho deste ano. O documento dispõe sobre critérios para organização, funcionamento e financiamento do cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica.

O secretário Estadual da Saúde não pôde estar presente devido a uma agenda no município de Santa Maria, no centro do Estado. Quem atendeu a equipe do Simers foi Rogério Sele, diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial. Participaram da reunião também a presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Miriam Gressler Gomes, assim como o vice-presidente, Nilo Hoefelmann.

“A reunião de hoje foi muito boa, pois tivemos a oportunidade de debater aspectos técnicos da portaria”, ressaltou Gisele. Na próxima reunião, o Simers levará documentos para municiar a secretaria com dados importantes sobre a nefrologia gaúcha. Gisele Lobato pretende ir além e solicitar uma nova reunião com o ministro da saúde, Gilberto Occhi, afim de revisar a tabela de hemodiálise do SUS.
SEGUROS