Sessão 4 – TEDMEDLive2017Simers: em nome da qualidade de vida
A Luta

Sessão 4 – TEDMEDLive2017Simers: em nome da qualidade de vida

Compartilhe

27/11/2017 17:12

Inovar para melhorar a qualidade de vida. Este foi o tema central da quarta e última sessão de palestras do TEDMEDLIve2017Simers, realizado no último sábado (25), no Hotel Sheraton, em Porto Alegre. A partir da exibição exclusiva de quatro palestras realizadas no TEDMED de Palm Springs, na Califórnia, o evento mostrou aos participantes o que existe de mais novo e inspirador na busca de soluções que proporcionem mais bem-estar para as pessoas. Cada um dos quatro palestrantes abordou um aspecto específico nesse contexto. A médica Heidi Allen, por exemplo, desenvolve estudos sobre os níveis de acesso a serviços de saúde em diferentes partes do mundo. Em sua palestra, ela defendeu que os formuladores de políticas públicas, assim como os gestores dos planos de saúde, baseiem-se em evidências objetivas e em um olhar científico sobre as reais necessidades da população a ser atendida. O epidemiologista Peter Bach lançou um novo olhar sobre um velho dilema da indústria farmacêutica: como investir na inovação necessária para alcançar a cura de doenças complexas quando grande parte da população tem cada vez menos condições de adquirir tais medicamentos? Na palestra, Bach apresentou uma ferramenta conhecida como DrugAbacus, que tem sido usada para determinar o valor “real” de certos medicamentos e compará-lo com aqueles praticados no mercado. "Quando o aumento de preços motiva a inovação, as drogas se tornam muito caras, de forma que as pessoas não podem pagar por elas", explicou. Já a pediatra Agens Binagwaho sempre desejou fazer alguma coisa para diminuir o sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Especialista em neonatologia, ela se dedicou a melhorar o cuidado de crianças no mundo. "Precisamos criar plataformas igualitárias em todo o país para reconstruir o sistema de saúde". Ruanda, seu país, tinha sofrido um genocídio em 1994.  Hoje, conta com um sistema de saúde abrangente que ajuda a lidar com doenças graves como malária e HIV. No final, o especialista em política de saúde Amitabh Chandra falou sobre remédios e tratamentos para salvar vidas – e o preço disso para os fabricantes. "Temos que garantir que pessoas doentes e saudáveis paguem os mesmos valores pelos planos de saúde. E não podemos deixar que aqueles com risco genético paguem mais", argumentou.  

Informações de saúde na internet

Ao final da transmissão das palestras, o TEDMEDLive2017Simers recebeu o publicitário Gustavo “Mini” Bittencourt, que apresentou algumas “diretrizes” que podem guiar a construção de plataformas digitais para a área da saúde. O relato se baseou em uma experiência pessoal: Gustavo tem um filho com Síndrome de Prader-Willi. E teve dificuldades para encontrar dados que fossem úteis e confiáveis ao pesquisar o problema na internet. A partir disso, ele passou a estudar as melhores formas de abordar questões de saúde no ambiente digital. Seu caso de referência é o site do Movimento Down, focado na difusão de informações sobre a Síndrome de Down. "O objetivo da plataforma foi criar um site de informações de maneira organizada, acolhedora e confiável", contou.
Tags: inovação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política