Simers constata falta de condições de trabalho e medicamentos em postos de saúde em Cachoeirinha
A Luta

Simers constata falta de condições de trabalho e medicamentos em postos de saúde em Cachoeirinha

Compartilhe

20/05/2019 00:00


O Simers visitou a UPA 24h de cachoeirinha.
O Simers visitou a UPA 24h de cachoeirinha.

Dando seguimento a série de vistorias em postos de saúde de Porto Alegre e Região Metropolitana, o Simers foi à Cachoeirinha, na tarde desta quinta-feira (16), verificar as condições da Unidade de Pronto Atendimento (PA) 24Hrs, Francisco Medina e  da Unidade Básica de Saúde (UBS) Odil Silva de Oliveira. Durante as análises, o  Simers constatou falta de condições de trabalho, medicamentos básicos e problemas na escala de plantões. 

A primeira parada da entidade médica foi no PA 24hrs. Recém inaugurada em março, a unidade já apresenta problemas de alagamento, além de falta de insumos e medicamentos básicos. As escalas de plantão ainda não estão completas e muitas vezes os profissionais realizam plantões sozinhos, tendo que conter alta demanda e desempenhar funções que não são de suas atribuições, como exames de corpo de delito. A sala de RX encontra-se vazia por falta do aparelho. Hoje, os pacientes são levados ao Hospital Padre Jeremias para a realização destes exames. 

Além desses problemas, o UPA  já está com estrutura danificada. Uma parte do teto está quebrada e quando chove, o local fica alagado. Por conta da localização com vegetação no entorno, os médicos já encontraram animais peçonhentos, como cobras e aranhas, no prédio. 

UBS Odil de Oliveira

Já na UBS Odil Silva de Oliveira, o Simers também constatou problemas. Com a inauguração da UPA, a unidade passou a ser uma UBS 12h mas o prédio não passou por readequação. Muitas dependências do posto de saúde estão abandonadas,  com paredes mofadas. A cozinha e banheiros da UBS também estão em estado precário, assim como a sala de observação de pacientes. 

Conforme a diretora do  Simers, Alessandra Felicetti, que esteve nos locais, os problemas encontrados em Cachoeirinha apenas refletem, de modo geral, o cenário da saúde na Região Metropolitana. “O que a gente tem encontrado em Porto Alegre e Região Metropolitana , são péssimas condições de trabalho, com muitos problemas. O Simers tomará as medidas cabíveis ”, afirma Alessandra. 

A entidade médica seguirá com as vistorias.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política