Três cidades do Interior encerram atividades da primeira etapa do Trote Solidário do Simers
A Vida

Três cidades do Interior encerram atividades da primeira etapa do Trote Solidário do Simers

Compartilhe

03/04/2019 00:00

A primeira etapa do Trote Solidário 2019, uma iniciativa do Simers, por meio do seu Núcleo Acadêmico, termina neste final de semana. Estudantes de três cidades - Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Erechim - estarão envolvidas. A campanha envolverá cerca estudantes de Medicina de três universidades: Unipampa, Unisc e URI. As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados. (Confira abaixo a programação)

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, o Trote Solidário irá envolver 19 faculdades de Medicina do Estado. Além de Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Erechim, as atividades ocorreram em Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria e Rio Grande.

Na edição de 2018, houve um crescimento de 30% nas doações de sangue: foram 947, que beneficiaram aproximadamente 4 mil pessoas (cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas). Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram 56,8 toneladas, um crescimento de 60%. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 113 mil pessoas. 

Arrecadação de alimentos é uma das atividades do Trote Solidário do Simers
Arrecadação de alimentos é uma das atividades do Trote Solidário do Simers

O Diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius Souza, ressalta que o Trote Solidário busca dar uma alternativa à violência, ao assédio e à humilhação dos trotes "sujos” que marcam negativamente um dos momentos mais importantes da vida do estudante. “O Trote Solidário é um atestado de que empatia, solidariedade e pensar no próximo são sentimentos e ações inerentes ao comportamento humano e contagiosas, que devem sempre ser estimuladas e valorizadas, sendo capazes de provocar mudanças imensas na sociedade”, afirma.

A campanha – Desde 2008, o Trote Solidário é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Durante todas as edições do Trote Solidário foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue.

Confira a programação de Uruguaiana:

Universidade participante: Unipampa

Datas: 05 de abril (bancos de sangue) e 06 de abril (coleta de alimentos)

COLETA DE SANGUE

Hospital Santa Casa de Caridade - Rua Domingos de Almeida, 3.801 – Telefone: (55) 3412-6110 ramal 219 – Horário: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

COLETA DE ALIMENTOS 

BIG Duque de Caxias – Bairro São Miguel

Baklizi Supermercados – Rua Gen. Canabarro, 2.903

Confira a programação de Erechim:

Universidade participante: URI 

Datas: 05 de abril (bancos de sangue) e 06 de abril (coleta de alimentos)

COLETA DE SANGUE

Banco De Sangue Do Alto Uruguai Gaúcho - Praça Joaquim Brasil Cabral, 443 – Centro – Telefone: (54) 3522-5366 – Horário: segunda à sexta, das 7h30 às 11h30

COLETA DE ALIMENTOS 

Master Sonda Shopping Hipermercado - Av. Sete de Setembro, 1.200 

Master Supermercado - Rua Torres Gonçalves, 122 – Centro

Econômico Supermercado - Rua Alemanha, 1.201 - Centro 

Caitá Supermercado - Rua Emilio Grando, 307 - Centro

Passarela Supermercado - Rua José Oscar Salazar, 95 – Bairro Três Vendas

Confira a programação de Santa Cruz do Sul:

Universidade participante: Unisc 

Datas: 05 de abril (bancos de sangue) e 06 de abril (coleta de alimentos)

COLETA DE SANGUE

Hemovida - anexo Hospital Santa Cruz - Rua Fernando Abott, 174 – Centro – Telefone: (51) 3056-2103 – Horário: segunda à sexta, das 7h30 às 13h

COLETA DE ALIMENTOS 

Super Miller - Rua Independência, 1.113 - Bairro Universitário  

Super Miller - Rua Ramiro Barcelos, 747 - Centro

Super Miller - Rua Euclides Clima, 659 - Arroio Grande

Tags: Trote Solidário Doação de sangue Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Arrecadação de alimentos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política