Vai abrir seu consultório? Tudo que você precisa saber para dar esse passo
O Médico

Vai abrir seu consultório? Tudo que você precisa saber para dar esse passo

Compartilhe

22/11/2018 00:00

Abrir o próprio consultório é um passo muito importante para o médico. Exige investimento, dedicação e algumas habilidades de gestão que não são típicas da carreira médica.

O médico que deseja se tornar um empreendedor deve iniciar esta jornada pelo planejamento de todas as etapas que envolvem o negócio e que se iniciam bem antes da marcação da primeira consulta.

Por isso, preparamos o material abaixo para orientá-lo sobre quais devem ser suas primeiras ações. Confira.

1. Regularização

Antes de abrir o seu consultório é preciso registrá-lo e regularizá-lo. Para isso, é necessário obter inscrição no Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), obtido na Secretária Municipal Fazenda e pelo menos dois alvarás: o alvará de localização, que é obtido junto à secretaria de indústria e comércio do seu município, e o alvará de saúde, sob responsabilidade da Vigilância Sanitária.

O processo de obtenção destas licenças pode levar entre 30 e 40 dias e sem elas não é possível colocar o consultório em operação, sob pena de o médico ser multado. O Simers disponibiliza aos médicos um serviço de intermediação destes trâmites, encaminhando a documentação necessária aos órgãos competentes e acompanhando o seu andamento.

2. Localização e estrutura

Ao providenciar a regularização do consultório também é preciso definir o seu espaço e a sua estrutura. Além da área de atendimento, é preciso providenciar uma sala de espera confortável para seus pacientes e a estrutura para sua recepção e cadastro.

Também é preciso escolher a decoração e o mobiliário do consultório que devem ser escolhidos de forma a atender às necessidades de diferentes perfis de públicos, incluindo a adequação para pessoas com limitações de acessibilidade.

Para auxiliar seus associados nesta etapa, o Simers mantém convênio com a Listo Arquitetura, empresa com experiência em projetos na área médica.

3. Gestão

Uma vez instalado o consultório, o médico terá uma série de atividades ligadas à gestão do negócio com as quais geralmente não está habituado. É preciso, por exemplo, gerenciar seus funcionários e efetuar o controle financeiro e contábil do consultório.

Para realizar estas tarefas sem comprometer a qualidade do atendimento médico propriamente dito, é recomendável ao médico qualificar-se por meio de cursos básicos de gestão e empreendedorismo.

O Simers disponibiliza uma série de e-Books com conteúdo especializado para o médico que quer empreender. Acesse a área restrita do site Simers e confira.

4. Aluguel de consultório

Para quem necessita da estrutura para atender aos seus clientes, mas por enquanto não pretende realizar todas as etapas acima, o Simers oferece uma alternativa: o aluguel de consultórios.

Localizados em dois endereços em Porto Alegre, os espaços são locados completamente mobiliados, prontos para se utilizar, com completa infraestrutura, incluindo recepcionistas e diversos planos de locação, exclusivos para associados.

Quer saber mais? Entre em contato pelo (51) 3027 3737 ou pelo WhatsApp Simers (51) 98242 1600. 


Tags: Serviços Consultório médico Gestão de consultórios Administração de consultórios Abertura de consultório

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política