3 decisões difíceis que os médicos têm que tomar no dia a dia
A Luta

3 decisões difíceis que os médicos têm que tomar no dia a dia

Compartilhe

17/10/2016 15:56

Ser médico é estar exposto a dilemas constantes. Ter o poder de decidir sobre a vida do outro traz grandes possibilidades, coloca os profissionais em situações complicadas, e, na maior parte das vezes, inevitáveis. A situação piora quando há sobrecarga de trabalho e problemas de infraestrutura. No fim, tomar decisões difíceis, que podem gerar graves consequências para outras pessoas faz parte da profissão. Veja decisões difíceis que fazem parte do cotidiano médico:

1) Dispensar pacientes por falta de infraestrutura adequada para o atendimento.

hospital fechado
Foto: PPI-Images / iStock
O médico está acostumado a prestar atendimento em situações longe das ideais. Porém, em alguns casos, os problemas de infraestrutura são tão graves que é preciso dispensar pacientes e suspender os atendimentos. Fazer isso sabendo da necessidade das pessoas nunca é fácil.

2) Escolher quem realizará um procedimento primeiro quando há poucas vagas
emegência
Foto: monkeybusinessimages / iStock
É comum os hospitais trabalharem lotados e, inclusive, aceitarem mais mais pacientes que a sua capacidade. Porém, quando as emergências já estão trabalhando acima de sua capacidade, muitas vezes é preciso escolher entre atender dois pacientes graves.

3) Ter de realizar uma operação arriscada ou que pode acarretar em sequelas para tentar preservar a vida do paciente
cirurgia emergencia
Foto: fivepointsix / iStock
É um dilema constante da vida do médico tomar a decisão em relação a procedimentos arriscados. Muitas vezes, uma cirurgia arriscada - que pode levar a sequelas ou até colocar o paciente em risco de vida - pode melhorar drasticamente a qualidade de vida ou até salvar ele da morte iminente. Normalmente, estas decisões são tomadas em conjunto com o paciente e familiares, mas cabe ao médico orientar o paciente e decidir junto com ele.

Força para encarar tudo força-para-encarar-tudo

Na websérie Nascidos para Medicina, obra ficcional que retrata os desafios dos médicos na luta pela prestação da saúde de qualidade no Brasil, uma menina chega à emergência gravemente ferida, e, após diversas tentativas de reanimação, é constatada a morte cerebral. Com a ajuda de Julia, Marco deve lidar com sua primeira perda e com a família da menina. Assista aqui.

Tags: médico infra-estrutura sistema público

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política