4 dicas de decoração para deixar seu consultório mais aconchegante
A Luta

4 dicas de decoração para deixar seu consultório mais aconchegante

Compartilhe

26/04/2016 10:00

waiting-room-277314_1280Todos gostam de se sentir acolhidos ao chegar em um local para realização de exame ou consulta médica. É com o esse conceito que os médicos vêm apostando cada vez mais na decoração de seus consultórios e salas de espera. É preciso ter em mente que um ambiente calmo, sóbrio na decoração e nas cores, é fator importante que pode influenciar na recuperação de um enfermo. Além de cumprir as normas de higiene e de segurança, o local deve ser convidativo e aconchegante, desde a recepção até o consultório médico e às salas de exames. A arquiteta Erika Muller Listo, da Listo Arquitetura, explica como o médico pode decorar o consultório.

Confira 4 dicas para decoração do consultório ou clínica médica:

 
  1. COR: É recomendável usar cores neutras como base para tudo. A intenção é não deixar o ambiente pesado. Não são utilizadas cores fortes como vermelho e roxo, por exemplo, porque cansam rápido e agitam o paciente. Na hora da espera a pessoa fica mais tensa, por isso são usadas cores mais neutras. Enjoa menos e traz mais tranquilidade e serenidade, ajudando o paciente a relaxar um pouco. Os médicos que pedem mais cores no consultório são os que atendem crianças. Houve época em que todos queriam o branco, mas foi comprovado que essa cor passa frieza. Por isso, os tons mais usados atualmente são os neutros. As pessoas se sentem bem com as cores nos tons de pastel, que vão do bege claro ao marrom, e também o verde claro, amarelo claro e azul claro. Nos pisos também é indicado os tons pasteis. Já a área de oftalmologia pediátrica, é conveniente que o consultório tenha brinquedos para as crianças ficarem mais tranquilas, não se dando conta que estão no médico.
  2. SALA DE ESPERA: Tanto a sala de espera quanto o consultório têm que ter um pouco da característica do médico, porque ele vai passar muito tempo nesse local, portanto, ele precisa se sentir bem. A sala de espera precisa ser aconchegante. Pode ter um quadro, uma planta, um abajur, objetos que humanizem o ambiente, mas nada com período de validade, porque o médico estará atendendo nesse local por muito tempo. O objeto mais clean e atemporal não enjoará com tanta facilidade quem por ali passar diariamente. Se preocupar com o conforto do paciente é muito importante. É adequado a recepção oferecer cafezinho, água e wi-fi. O paciente tem que se sentir acolhido. Se o consultório for destinado ao atendimento geriátrico, precisa ter cadeiras confortáveis, com encosto e altura do assento adequados. A pessoa tem que conseguir se sentar e levantar com segurança, sem ter medo de cair. As cadeiras têm que ser grandes para a recepção de pessoas obesas. Se o consultório for destinado a crianças, são indicados brinquedos na recepção o que facilitará a distração do paciente durante o tempo de espera pela consulta. As revistas muitas vezes destinadas a assuntos superficiais têm como objetivo distrair o paciente que, na maioria das vezes, chega para a consulta sem querer ler algo sério, o que não impede que o profissional também disponibilize outros jornais ou impressos na recepção.
  3. ILUMINAÇÃO: A Iluminação tem que ser de acordo com que o médico quer propor. Na sala de espera é indicado o uso de lâmpadas mais amarelas, porque são mais aconchegantes e valorizam o ambiente. Na mesa de exames a luz usada é a branca por ser mais forte, mais clara.
  4. MOBÍLIA: O ideal é que os móveis sejam de cor neutra, sem adereços chamativos. No revestimento dos móveis é recomendado usar melamina (substância com a qual são fabricadas resinas sintéticas para revestimentos, laminados, tratamento de tecidos, etc). É mais barato do que madeira, mais duradouro, e é possível escrever em cima da mesa sem ficar marcado. Também facilita muito a assepsia do consultório e a limpeza, podendo usar álcool sem manchar o móvel.
É fundamental que o médico pense a identidade e a comunicação de seu negócio como um todo, do ambiente, ao atendimento, passando pelo material gráfico e a presença online. Sabendo que comunicação pode ser um assunto complexo, principalmente quando se trata da profissão médica, o Simers criou o curso de Introdução ao Marketing Digital especialmente para médicos, que traz especialistas na área para orientar os profissionais a fazer uma divulgação correta e eficiente. Saiba mais: Dicas para superar as expectativas e fidelizar pacientes Como os médicos podem administrar melhor o tempo Como atrair mais pacientes para consultório ou clínica
Tags: Consultório médico Organização do consultório Decoração do consultório

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política