89% dos jovens médicos valorizam tecnologias no aprendizado
A Medicina

89% dos jovens médicos valorizam tecnologias no aprendizado

Compartilhe

26/10/2016 14:28

tecnologia A qualificação dos jovens médicos começa com a formação universitária. Além do desafio de estarem sempre atualizados nos avanços da medicina, os novos profissionais necessitam adquirir também conhecimentos de outras áreas, como gestão, empreendedorismo e tecnologia, já que o ser humano é um exímio consumidor de serviços, e suas elevadas expectativas estão sendo transferidas para a medicina. Numa sociedade em que o fluxo de informações é cada vez mais intenso e multidisciplinar, as dinâmicas relações com mentores, instituições de ensino e novas plataformas de conhecimento  possibilitam ao jovem médico agilidade na sua capacitação, atuando como um curador dos conhecimentos, selecionando e elegendo prioridades para as melhores práticas dentro de sua área de atuação.

Pesquisa mapeia o perfil do Jovem Médico

De acordo com a  pesquisa realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), 89% dos jovens médicos acreditam que o conhecimento atualizado em tecnologia de medicina possui um alto impacto na sua prática profissional. O dado reflete a opinião do anestesiologista Ricardo Luiz Pin Menegazzo. “A forma antiga de aprendizado baseada no livro impresso não dá mais conta, pois a velocidade de produção de conhecimento não se reflete na edição e publicação dessas obras. Obviamente, sem desmerecer as obras clássicas da literatura médica, que continuam contribuindo muito para a formação de novos profissionais e são fonte de consulta para todos os médicos”, destaca. Além da utilização das tecnologias para adquirir conteúdos científicos, Menegazzo revela que costuma propagar novos conhecimentos através de grupos de amigos no Facebook e WhatsApp, o que confirma outro dado da pesquisa:  69% dos jovens médicos usam WhatsApp para trocar informações com profissionais conhecidos. Menegazzo também participa presencialmente de congressos e jornadas e de cursos online. “Dessa maneira me mantenho atualizado, fico a par das novas tecnologias e conhecimentos, contribuindo para dar mais embasamento no meu trabalho e melhorar o atendimento e segurança ofertados aos pacientes”, ressalta o anestesiologista que completa afirmando “a geração de novos conhecimentos e tecnologias cresceu muito nos últimos anos, de tal forma que foi necessário ao médico buscar novas formas e tecnologias de atualização.” Confira a pesquisa completa realizada com os Jovens Médicos aqui  
Tags: Tecnologia Pesquisa Jovens Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política