Assembleia no HCPA decide novos rumos de reivindicações dos médicos
A Luta

Assembleia no HCPA decide novos rumos de reivindicações dos médicos

Compartilhe

15/09/2016 13:54

DSC_0027Na manhã desta quarta-feira, 14 de setembro, representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) realizaram Assembleia Geral dos médicos contratados do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, cuja pauta central  foram a reposição salarial,  o horário de intervalo intra-jornada e melhores condições de trabalho. Segundo a delegada sindical do Hospital de clínicas de Porto Alegre (HCPA), Ligia Soares, o ponto mais relevante no momento é a reposição salarial, mas o intervalo na jornada de trabalho também deve ser discutido. “O repouso dos médicos durante o trabalho é computado como horas a mais, sendo que, na maioria das vezes, ele permanece atendendo toda e qualquer demanda ou pessoa, sem realizar esse intervalo”, ressalta a médica. Para a vice-presidente do SIMERS, Maria Rita, o encontro teve grande importância porque foi mais um passo no sentido de uma negociação junto ao Sindicato Patronal SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) com o qual está sendo realizada a negociação da reposição salarial. O objetivo é renegociar o exercício da medicina no âmbito dos hospitais filiados. “Esses médicos têm reivindicações tanto específicas da sua pauta quanto com relação à reposição salarial anual. Existe a expectativa de que seja recolocada a inflação do ano (ao redor de 9,5%), mas não é isso que está sendo oferecido. Se não for dada a reposição do ano, se concretizará perda salarial. Os médicos estão firmes que não aceitarão reposição menor e permanecem engajados na pauta da correção coletiva", destacou Maria Rita.

Na pauta encaminhada ao SindiHospa está a reposição salarial anual que é ao redor de 9,5%, mais 5% de um aumento efetivo em razão da produtividade e trabalho executado, além das demais pautas específicas.As assembleias já ocorreram entre os hospitais do Grupo Conceição (Cristo Redentor, Fêmina e Conceição e Criança Conceição) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “Agora temos autoridade de negociar com um contingente bastante grande e unido”, destacou a vice-presidente.

Tags: Assembleia reposição salarial

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política