Carência de médicos é dificuldade da UBS Restinga
A Luta

Carência de médicos é dificuldade da UBS Restinga

Compartilhe

20/05/2019 00:00

A partir do final de maio, as pacientes de ginecologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, ficarão desassistidas. Decepcionada com a falta de perspectiva da carreira médica municipal, a única especialista da área acaba de se exonerar. 

“Fico triste, pois investi na carreira pública, estudei, fiz concurso. Mas não há sinal de que a situação vá melhorar”, lamenta a médica, servidora da prefeitura de Porto Alegre há seis anos.

Na tarde desta terça-feira (14/5), a diretora do Simers Adriele Andres visitou a UBS Restinga e constatou pessoalmente os problemas que prejudicam a assistência à população. Embora a estrutura física da unidade seja considerada satisfatória, a carência de médicos preocupa. No caso da ginecologia, a unidade chegou a contar com 3 especialistas com contratos de 40 horas cada. A partir de abril, não terá nenhum. Áreas como a pediatria e a clínica geral também apresentaram redução na disponibilidade de médicos nos últimos anos.

Falta de segurança na UBS Restinga

Outro problema que aflige os profissionais da UBS Restinga é a falta de segurança. Trocas de tiros são comuns no entorno da unidade e provocaram o seu fechamento por dois dias no início de abril. De acordo com os profissionais, após este tipo de ocorrência a Brigada Militar costuma reforçar a segurança na região por alguns dias, mas com o tempo, a vigilância volta ao normal e o medo também retorna.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política