5 coisas que os médicos NÃO PODEM fazer nas redes sociais
O Médico

5 coisas que os médicos NÃO PODEM fazer nas redes sociais

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10/10/2016 08:53

Médico e redes sociais Você sabia que há diferença no marketing digital feito para médicos? Muitos profissionais da saúde utilizam as redes sociais para divulgar o seu trabalho, mas acabam pecando em algumas regras e ficando passíveis de punição pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A instituição tem uma série de normas para regular o marketing do médico. Além de evitar penalizações do conselho, conhecer bem as regras deve evitar postagens inadequadas que podem ocasionar o afastamento de clientes.

Aqui estão algumas dicas do que você NÃO pode fazer nas redes sociais:

  1. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação digital. O CFM não permite a realização de consultas médicas à distância, em troca do atendimento presencial.
  2. Fazer propaganda de técnicas não reconhecidas como válidas pelo CFM. O médico não pode usar a internet para anunciar métodos ou técnicas não consideradas válidas cientificamente e não reconhecidas pelo CFM.
  3. Publicar fotos com/de pacientes. Os médicos estão proibidos de distribuir e publicar em sites e canais de relacionamento fotos tiradas com pacientes no momento de atendimento, como consultas ou cirurgias.
  4. Divulgar imagens comparativas, como “antes e depois” dos tratamentos. Mesmo que os pacientes autorizem, o médico não pode publicar fotos dos resultados do tratamento de pacientes, como imagens comparativas de "antes e depois".
  5. Participar de anúncios comerciais de qualquer natureza. O médico não pode divulgar tratamentos em formato de anúncio comercial ou participar dos mesmos. Também é proibido que o profissional se autopromova como o "melhor". Entretanto, o médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.

Como posso divulgar meu trabalho e captar mais clientes?

Em um primeiro momento, é fundamental conhecer o Manual de Publicidade Médica do CFM para evitar publicações abusivas e penalização por parte da instituição. Depois, se o médico quiser fazer o trabalho de marketing digital e redes sociais pessoalmente, é fundamental que ele possua noções básicas sobre o tema. Por isso, o Simers criou o curso de Introdução ao Marketing Digital, que traz especialistas em marketing médico para orientar corretamente os profissionais a fazer um marketing eficiente. Saiba mais: Como atrair mais pacientes para consultório ou clínica 6 mentiras sobre a divulgação do consultório que insistem em contar 5 dicas para médicos criarem um blog de sucesso
Tags: Curso redes sociais Internet Marketing digital

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