Com superlotação, PA Bom Jesus acomoda pacientes em macas e corredores
A Luta

Com superlotação, PA Bom Jesus acomoda pacientes em macas e corredores

Compartilhe

20/05/2019 00:00

A gestão precária do sistema de saúde municipal em Porto Alegre – que parece fomentar o desmonte de sua rede de atendimento para legitimar o processo de terceirização já em curso – ocasionou uma situação de alto risco na madrugada da última sexta-feira (17/5) no Pronto Atendimento (PA) Bom Jesus. Superlotada, a unidade abrigava pacientes em macas improvisadas e acomodados nos corredores.

Com cinco leitos de observação, a enfermaria de adultos da unidade abrigava 20 pacientes. Já na enfermaria pediátrica, sete crianças dividiam o espaço de cinco pacientes. Ocupada por macas improvisadas como leitos, a sala vermelha da unidade estava praticamente interditada. “Se houver alguma situação de emergência esta noite não temos sequer como acessar o espaço de atendimento”, alertava um dos servidores da unidade.


Com superlotação, pacientes foram acomodados nos corredores do PA Bom Jesus
Com superlotação, pacientes foram acomodados nos corredores do PA Bom Jesus

“Esta é uma situação de grande risco tanto para os pacientes, que têm o atendimento prejudicado, quanto para os médicos e demais profissionais de saúde, que trabalham sob péssimas condições e podem ser responsabilizados”, lamentou o diretor do Simers Filipi Becker, que vistoriou a unidade nesta madrugada.

Além do elevado número de pacientes e da carência de estrutura, o atendimento foi prejudicado por problemas de gestão na escala dos profissionais da empresa terceirizada que atende ao PA. A falha deixou a unidade com um médico a menos por cerca de 4 horas. Ou seja: a principal medida apresentada pela Prefeitura para qualificar o atendimento na realidade tem produzido efeito contrário, ocasionando desassistência à população.

14 pacientes na fila por transferência

Além das dificuldades de estrutura, as deficiências do sistema de gerenciamento de internações da Capital agravavam a situação do PA Bom Jesus. Havia 14 pessoas com indicação de internação em outras unidades aguardando transferência. Um dos pacientes aguarda há seis dias pela remoção. Como o PA não conta com estrutura para este tipo de internação, as condições de atendimento a estes pacientes são precárias.

Mesmo os pacientes que dependiam apenas de atendimentos ambulatoriais sofriam com a falta de estrutura. A 1h30 desta sexta-feira, alguns deles já aguardavam há 15 horas pela conclusão do atendimento.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política