Como os médicos podem administrar melhor o tempo
A Luta

Como os médicos podem administrar melhor o tempo

Compartilhe

12/05/2016 11:15

Card-1_700x350px A sensação de falta de tempo é um problema de toda a sociedade. Uma pesquisa da International Stress Management Association Brasil concluiu que 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo e se sentem sobrecarregados. A situação é mais grave quando se trata da classe médica: quase metade dos médicos brasileiros possuem pelo menos três vínculos empregatícios; um terço trabalha mais de 60 horas semanais; e 44,6% fazem plantões de até 24 horas. Administrar o tempo, algo que já é difícil para a maioria das pessoas, é ainda mais complicado para quem trabalha com saúde. De acordo com o consultor e CEO fundador da MedConsulting, Leandro Cardoso, não é só pelo excesso de trabalho, mas por uma falta de hábito e conhecimento de gestão.

Pensando na gestão

Card 2 Segundo Cardoso, o médico não está acostumado a planejar o tempo, a carreira ou as finanças. A faculdade de medicina não trata de temas alheios à pratica médica e, desde cedo, o médico se acostuma com a ideia que é normal trabalhar muitas horas. "Desde o cursinho pré-vestibular essas pessoas se acostumam a estudar 12 horas por dia, e esse padrão segue por toda a vida". Gerir o tempo de uma maneira ativa é fundamental para poder controlar a vida e dar conta das obrigações. Mais do que isso, este pensamento de gestão deve estar presente para administrar o tempo, as finanças e a carreira como um todo - já que as três coisas estão interligadas. Fazendo um controle e administração das finanças, é possível saber quanto dinheiro se ganha por hora trabalhada e quanto dinheiro é preciso para sustentar o negócio, a casa e suas ambições pessoais. Com essa visão, é possível começar a realizar renúncias em prol da qualidade de vida. Cardoso lembra que colocar limites é fundamental: “Não é só uma questão de lazer e tempo para família, que são coisas muito importantes, mas uma questão de saúde também”.

Começando a administrar o tempo

Card 3 Para administrar o tempo, é preciso colocar os compromissos no papel. Pode-se usar uma agenda digital, um aplicativo ou um bloquinho, mas anotar é fundamental para organizar. É preciso reservar momentos para sentar e planejar a semana e o dia - e tornar isso um hábito. Escreva as horas você irá trabalhar, o tempo que precisa para deslocamento e refeições, horas para dormir e outras obrigações. Procure planejar seu tempo de uma maneira que sobre tempo livre para fazer coisas que são importantes para você, como passar tempo com a família ou fazer exercício físico. Card-4 Se, ao planejar a semana colocando os compromissos no papel, há obrigações demais e tempo faltando, é hora de rever compromissos, estabelecer prioridades e delegar tarefas. Estabelecer prioridades é um passo fundamental do gerenciamento. O que é mais importante na sua vida? Com certeza o trabalho é muito importante, mas não deve ser a única coisa que importa. A família? Amigos? Algum hobby? É preciso ter essa lista clara na cabeça. Depois, é preciso lembrar que ninguém consegue gerir tudo sozinho. Analise com calma que tarefas é preciso fazer pessoalmente e quais é possível passar para terceiros. Para isso, é fundamental se cercar de bons profissionais. “As vezes vale a pena pagar um pouco mais pelo profissional que tem noção de gestão e administração”, aconselha o consultor. Poder contar com profissionais capacitados, especializados na área da medicina, é fundamental para que o médico possa focar no que importa: o atendimento do paciente. Além de ter tempo para cuidar da vida pessoal e de sua saúde. Por isso, o Simers oferece uma série de serviços de gestão, com equipes especializadas, para os associados. Saiba mais: 4 dicas para médicos organizarem as finanças Como se preparar para uma aposentadoria saudável e segura Como atrair mais pacientes para consultório ou clínica  
Tags: mercadológico administração tempo médico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política