Crise nas finanças: Simers reúne-se com a Santa Casa de Pelotas
Defesa

Crise nas finanças: Simers reúne-se com a Santa Casa de Pelotas

Compartilhe

04/05/2023 16:43

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio de seu diretor da Região Sul, Marcelo Sclowitz, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira,04, com membros da diretoria do Hospital Santa Casa de Pelotas, entre eles o novo Provedor da instituição, Angelo Fernando Ortiz da Silva, o administrador Regis Pinto e Silva e o diretor técnico do Hospital, Rafael Almeida. Na pauta do encontro, os quase cinco meses de atraso dos honorários dos médicos da UTI.

Os representantes do hospital informaram que as contas da instituição registram um  déficit de R$ 1,6 milhão mensal, e acumula uma dívida global que gira em R$ 160 milhões. Diante da crise, o hospital reduziu de 20 para 10 leitos de UTI. Há também dificuldade no fechamento das escalas de trabalho, motivada pelo atraso crônico nos pagamentos. “Este é o hospital mais antigo da cidade com 175 anos, já teve mais de 400 leitos, fechou maternidade SUS há alguns anos, foi reduzindo até estar com cerca de 180 leitos ativos atualmente. É um hospital muito importante que, se fechar, levará ao caos o atendimento ao SUS na região. A situação da instituição é muito grave”, avaliou Marcelo Sclowitz.

Ao Simers, o Provedor pediu a colaboração do Simers para que aplique na instituição a Frente em Defesa da Santa Casa de Pelotas, aos moldes do já praticado em Rio Grande, onde a instituição homônima também enfrenta grave crise financeira, com déficit cerca de cinco vezes maior que em Pelotas e, está em Recuperação Judicial. No encontro, foi afirmado que se não tiverem nenhum tipo de auxílio, o risco de  fechamento de serviços e até mesmo do hospital todo é real.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, nas próximas semanas, irá deliberar sobre o tema com a sua alta direção, em Porto Alegre, a fim de que sejam avaliadas as questões que envolvem a crise e a possibilidade de implementação de qualquer ferramenta de socorro à instituição. 

O que é a Frente
A Frente em Defesa da Santa Casa de Rio Grande é uma iniciativa do Simers e Simerg (Sindicato Médico do Rio Grande), que tem como principais objetivos promover maior aproximação interinstitucional entre diversas entidades com peso local, regional e estadual, no cenário representativo, político, acadêmico e empresarial, tornando claras as possibilidades de contribuição de cada ator nesse contexto. Além disso, visa viabilizar um posicionamento público coeso de sensibilização da sociedade e gestores públicos sobre a importância do Hospital e construir um plano de ação para sustentabilidade emergencial e estrutural da instituição.

Tags: Pelotas Santa Casa de Pelotas Frente Estadual em Defesa da Santa Casa de Rio Grande

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política