Diretor do Simers reforça posicionamento contrário ao uso indiscriminado do canabidiol por pacientes psiquiátricos
Medicina

Diretor do Simers reforça posicionamento contrário ao uso indiscriminado do canabidiol por pacientes psiquiátricos

Compartilhe

01/07/2021 09:43

O coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti, representou o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em um programa da Rádio Bandeirantes, nesta semana, que tratou sobre os impactos do uso da maconha. Durante a entrevista, conduzida pelo comunicador Milton Cardoso, Uberti manifestou preocupação com o tema e reforçou o posicionamento da entidade médica, que é contrária à utilização da substância.

Ainda que existam inúmeros estudos em andamento para eventuais benefícios do canabidiol, há comprovação de eficácia apenas para pacientes com esclerose múltipla e epilepsia refratária infantil. O diretor destaca que a maconha é formada por diversos outros componentes que podem ser prejudiciais à saúde. Um deles é o THC (Tetrahidrocanabinol), que estaria relacionado, inclusive, com casos de depressão, esquizofrenia, baixo rendimento cognitivo, entre outras questões.  “A ideia de que exista um uso medicinal da substância é fantasiosa. E o que mais nos preocupa nesta narrativa de apologia à maconha é a redução da percepção de riscos que isso causa nas pessoas”, destacou.

O deputado Osmar Terra (MDB/RS) também participou da entrevista e falou sobre a tramitação de um projeto na Câmara Federal que trata sobre o cultivo domiciliar da maconha para uso próprio. O parlamentar informou que, apesar da matéria ter sido aprovada em uma comissão especial, há indícios de que não passe no plenário, pois diversas bancadas já se manifestaram contra.
 

Tags: Psiquiatria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política