Diretores do NAS têm trabalhos aprovados em conferência internacional
Defesa

Diretores do NAS têm trabalhos aprovados em conferência internacional

Compartilhe

08/09/2020 00:00


Dois trabalhos desenvolvidos por diretores do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) foram selecionados para apresentação de pôster na conferência internacional Yes Meeting. O evento, que ocorre anualmente desde 2006, tem cunho científico e cultural e é organizada por estudantes da Universidade de Medicina do Porto, em Portugal. A 15ª edição do evento será realizada por plataforma on-line de 17 a 20 de setembro.

Os estudos submetidos pelos representantes do NAS integram a área de Saúde Pública & Informática Médica e serão publicados no Porto Biomedical Journal. Ambos tiveram a supervisão do diretor de Projetos Especiais da entidade, Dr. Vinícius de Souza.

“O estudante de medicina segue fazendo a sua parte em meio à maior pandemia do século. Não podendo exercer a profissão por ainda não ter terminado a sua formação, os diretores do nosso Núcleo Acadêmico fazem a diferença como podem: estudando e avaliando o impacto na educação médica em pleno momento de transformação na pública saúde brasileira”, destaca Souza.

O artigo Impact of COVID19 pandemic on the routine of medical students from south of Brazil (Impacto da pandemia de COVID19 na rotina de estudantes de medicina do sul do Brasil) é uma pesquisa realizada pelos diretores Bruno Ledur, Johana Grigio, Luana Claudino e Luísa Janssen e traz uma reflexão sobre o ensino durante a pandemia, considerando as disciplinas práticas, teóricas e o período do internato. Para isso, foram coletados dados em 20 faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul durante os meses de março e abril de 2020.

De acordo com a coordenadora Científica do NAS, Luisa Janssen, os resultados desta pesquisa mostram um prejuízo na aprendizagem, principalmente pela lacuna nas disciplinas práticas.

Em Mental health of medical students from a southern Brazilian state (Saúde mental de estudantes de Medicina de um estado do sul do Brasil), os diretores do NAS Johana Grigio, Scarlet Orihuela e Gustavo Wild Pizutti realizaram enquete online, em 2019, com quatro perguntas sobre o tema.

O estudo mostra a importância dos cuidados psicológicos com estudantes e médicos, diante da importante carga emocional diária às quais são expostos em função da sua responsabilidade e rotina de trabalho/estudo diário.

“O objetivo da inserção do NAS na Conferência Internacional de estudantes de medicina de Portugal é ultrapassar a barreira de um grupo de uma organização regional para uma visibilidade internacional. Este é um reflexo do esforço do nosso grupo, estamos muito contentes”, completa Luisa.


Trabalhos selecionados em outras conferências

O Núcleo Acadêmico também já foi premiado em 2018 e 2019 no Congresso Gaúcho de Educação Médica (CEGEM) e submeteu trabalhos no Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM) e no Brazilian Education Congress of Medical Students (BRAINCOMS).

Tags: Núcleo Acadêmico Simers (NAS) artigo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política