Encerramento do Trote Solidário Simers reúne centenas de pessoas
A Luta

Encerramento do Trote Solidário Simers reúne centenas de pessoas

Compartilhe

08/04/2019 00:00

O Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) esteve presente na Pedalada da Virada que ocorreu neste domingo (07), na praça Júlio Mesquita, junto à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Centenas de pessoas se reuniram vestindo a camiseta verde do Trote Solidário e saíram pelas ruas da capital pedalando e festejando o encerramento do Trote.

Pela primeira vez a iniciativa do Simers se uniu à Virada Sustentável, com o intuito de ampliar as ações do evento. Para o diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinicius de Souza, foi gratificante ver tantas pessoas engajadas por um bem maior. “Participo há anos do Trote Solidário. Estive em todas as etapas. Quando era estudante e membro do NAS, doei sangue, arrecadei alimentos e participei da organização. E agora, como médico diretor, também estou envolvido. Fico cada ano mais impressionado com a grandeza deste evento”, concluiu.  

Dona de casa e praticante de esporte, Jéssica Aguirres, 35 anos, adorou o encontro. “Ver esta praça lotada de gente, todos de camisa verde, foi lindo. Resolvi participar porque acredito na causa e na importância da doação de sangue. Parece que só damos valor a este ato tão simples quando alguém da nossa família necessita, mas temos que lembrar que todos os dias tem gente aguardando por isso”, falou emocionada.  

Além disso, estudantes de Medicina de Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Erechim realizaram o último final de semana de Trote Solidário do primeiro semestre. Ao todo, 19 faculdades de Medicina se mobilizaram para arrecadar alimentos e doar sangue. 

Multidão passou por diversas ruas da Capital na tarde deste domingo.
Multidão passou por diversas ruas da Capital na tarde deste domingo.                Foto: Divulgação

Sobre o Trote Solidário

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, o Trote Solidário está envolvendo 19 faculdades de Medicina do Estado.

Na edição de 2018, houve um crescimento de 30% nas doações de sangue: foram 947, que beneficiaram aproximadamente 4 mil pessoas (cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas). Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram 56,8 toneladas, um crescimento de 60%. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 113 mil pessoas. 

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política