Frente em Defesa da Santa Casa de Rio Grande participa de audiência com o Ministro da Saúde
Defesa

Frente em Defesa da Santa Casa de Rio Grande participa de audiência com o Ministro da Saúde

Compartilhe

13/07/2022 18:29

O diretor-Geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador da Frente Estadual em Defesa da Santa Casa de Rio Grande, Fernando Uberti, integrou comitiva especial que visitou na tarde de terça-feira, 12, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília. 

Ao ministro, foram atualizadas as questões que envolvem o Complexo de saúde e de sua importância ao Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul do estado. Também foi tema do encontro o processo de Recuperação Judicial e as alternativas que visam proporcionar mais dinamismo ao fluxo de caixa da Instituição, tal como a inserção da Santa Casa em novos programas e políticas para aporte de recursos, aumentando a remuneração em serviços já existentes e credenciando outros. 

Também foi salientado a importância da outorga, por parte da Comissão Nacional de Energia Nuclear, do novo acelerador linear, que foi sinalizado positivamente por Queiroga. Ainda na seara de novas formas de custeio do Complexo, foi apresentado o pedido de habilitação de novos leitos e serviços (40 leitos retaguarda e linha de cuidado AVC.) Os setores técnicos do Ministério da Saúde darão suporte para encaminhamentos junto à Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), e após ocorre o aceite final por parte do Ministério. Ao que tange os leitos de retaguarda, a aprovação deve ocorrer logo, visto que já se encontra aos cuidados do MS. 

A majoração do teto MAC, que rege procedimentos de alta complexidade dentro da tabela SUS, foi apresentada ao ministro. Essa última alternativa impactaria o setor de Cardiologia, e seria uma alternativa de novas fontes de receitas a ingressar no caixa da instituição. O aumento do teto MAC será submetido à SES/RS , a fim de verificar a elegibilidade do pedido, depois segue para chancela do Ministério. 

"Esse é um importante passo que a Frente dá em direção da busca pela sustentabilidade do Complexo e sua modernização. O encontro e as demandas apresentadas ao ministro Queiroga foram bem recepcionadas e a grande maioria com sinalização positiva e encaminhamentos. Outro importante movimento que começa a ser construído é o direcionamento de uma emenda  da Bancada Gaúcha no Congresso, no valor de R$15 milhões, e desejamos seja creditada nos próximos meses à instituição, com o objetivo de complementar aporte de valores ao custeio e investimentos do Complexo", disse Uberti. 

Acompanharam a agenda, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, o presidente da Santa Casa de Rio Grande, Renato Silveira, e os parlamentares Pedro Westphalen, Ubiratan Sanderson e Daniel Trzeciak. 

A Frente Estadual em Defesa da Santa Casa do Rio Grande é composta pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato Médico de Rio Grande (Simerg), Direção da Santa Casa de Rio Grande, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Rio Grande, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), 6º GAC do Exército, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindijors) - Delegacia de Rio Grande; Câmara de Comércio de Rio Grande, Empresa Portos RS/Superintendência dos Portos do RS e OAB-Subseção Rio Grande.

Tags: Santa Casa de Rio Grande Leitos psiquiátricos ministro da Saúde Brasília

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política