Grupo de Trabalho da Prefeitura de Porto Alegre que avaliará tecnicamente demandas dos médicos municipários tem primeira reunião
Médico

Grupo de Trabalho da Prefeitura de Porto Alegre que avaliará tecnicamente demandas dos médicos municipários tem primeira reunião

Compartilhe

22/10/2021 19:59

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Prefeitura da Capital que analisará tecnicamente demandas dos médicos municipários, como melhorias salariais, ocorreu nesta sexta-feira, 22, e o resultado frustrou os diretores do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Alessandra Felicetti, Lizia Mota e Ricardo Pedrini, que estava presentes no encontro. A expectativa era de que fosse apresentada alguma proposta concreta quanto à reposição salarial ou um estudo mais avançado, porém os representantes da Prefeitura nada trouxeram e pediram mais tempo para realizar o trabalho. Os diretores ressaltaram, também, a ausência do secretário de Saúde, Mauro Sparta, e de outros secretários que deveriam compor o GT como o do Plenejamento e Gestão, Cezar Schirmer: da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e da Administração e Patrimônio, André Barbosa, bem como representante da PGM e lembraram que a negociação com a Prefeitura ocorre há vários meses.

No dia 23 de setembro, em reunião com a presença do prefeito da Capital, Sebastião Melo, foi definido que seria constituído um GT para buscar alternativas que atendessem os médicos e não trouxesse um impacto financeiro ao Executivo. Como a primeira reunião acabou não tendo nenhuma evolução, o Simers irá oficiar o prefeito, a fim de que seja, efetivamente, apresentada uma contraproposta, visto que na segunda-feira (25) a entidade médica apresentará, por meio de comunicação oficial, todas as demandas da categoria via protocolo.

Aos representantes do Município, a diretora do Simers, Lízia Mota, afirmou “o Simers contava que iríamos, de fato, receber uma contraproposta, porém, a Prefeitura não seguiu o que foi acordado. Portanto, iremos oficiar o Executivo na segunda-feira (25), estipulando um prazo de quinze dias para uma mesa de negociação”, disse.

A mesa de negociação, a pedido do Simers, deverá contar com a participação da Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria da Fazenda, Previmpa e outros órgãos da administração pública que possuem poder de decisão sobre o tema. Vale ressaltar que os médicos concursados junto à capital possuem o vigésimo primeiro menor salário entre as vinte e duas categorias de curso superior. 

Outra informação importante é que em setembro o Simers já havia disponibilizado ao município um estudo com embasamento técnico referente ao tema. Uma baixa remuneração retira a atratividade de novos profissionais, assim fomentando pedidos de exoneração, que como consequência dificulta a elaboração de escalas de trabalho e sobrecargas sobre os médicos.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política