Jovens médicos querem melhorias nas condições de trabalho e reforço na imagem
A Luta

Jovens médicos querem melhorias nas condições de trabalho e reforço na imagem

Compartilhe

20/12/2016 13:48

Muitas vezes, médicos são responsabilizados pela precarieade do sistema público de saúde / Foto: Javi Indi / iStock
Os médicos recém-formados enfrentam uma realidade já conhecida: a precariedade das unidades de saúde e a falta de condições de atendimento. Durante a residência, já convivem com essa realidade, mas é no pós-conclusão do curso que eles passam a ter a dimensão deste cenário. Hoje, 56,5% dos médicos recém-formados esperam melhorias nas condições de trabalho e reforço da imagem do médico. Este dado é apontado pela Pesquisa Jovens Médicos (PJM), realizada pelo SIMERS. De acordo com a médica Pauline Josende, alguns problemas só são descobertos no exercício da profissão. “Há vários lugares com salários atrasados, terceirizações e precariedade das relações de trabalho, falta de recursos básicos, especialmente quando se trabalha em atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)”, cita. A melhoria nas condições de trabalho não beneficiaria apenas o profissional, mas também o paciente. Para Pauline, na última década, essa precariedade do serviço impactou muito na imagem dos profissionais da medicina e o médico passou a ser visto como culpado por problemas que fogem de sua competência, sendo responsabilizado por um sistema de saúde que falha em vários aspectos. “Creio que a maioria dos médicos não deseja ser mais responsabilizada por erros e falhas que não lhe competem, pois esse é o cenário vivenciado diariamente”, conta. Apesar da saúde pública ser historicamente deficitária no país, Pauline diz que essa situação se agravou nos últimos anos - piorando os serviços, as condições de trabalho do médico e a imagem do profissional perante à população. “Esperamos melhorias não apenas na infraestrutura, que é problemática. Precisamos repensar a forma de fazer saúde no Brasil”, ressalta.

Saiba mais sobre a Pesquisa Jovens Médicos

Acesse o site da PJM, baixe a pesquisa e confira mais detalhes sobre aqueles que representam o futuro da medicina no Brasil. Com salários atrasados e sem garantias: as dificuldades do jovem médico 58,5% dos jovens médicos aprovam acesso de pacientes a informações médicas na internet 69% dos jovens médicos usam o Whatsapp para trocar informações com outros profissionais
Tags: Pesquisa condições de trabalho Jovem Médico Pesquisa Jovens Médicos imagem

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política