Médico autônomo: tire suas dúvidas sobre livro caixa
A Luta

Médico autônomo: tire suas dúvidas sobre livro caixa

Compartilhe

26/07/2018 09:07

Se você é médico autônomo já deve estar familiarizado com o termo, mas você sabe tudo sobre LIVRO CAIXA? A ferramenta é utilizada para registrar todos os dados financeiros do profissional sem vínculo empregatício assalariado. Pode até parecer simples, mas muitos profissionais podem enfrentar consequências por não controlar as informações adequadamente. O Simers esclarece os principais pontos que você precisa ter em conta ao fazer o seu livro caixa:

1. Quem pode usar o livro caixa?

Médicos autônomos sem vínculo empregatício são alguns dos profissionais que podem assinalar suas despesas e valores arrecadados no livro caixa. Se você atende apenas em consultório ou na modalidade de recibo de pagamento autônomo (RPA) em alguma instituição hospitalar você deve fazer os devidos registros no documento.

2. Por que usar?

O principal motivo para usar o livro caixa é para ter o controle do que você recebe e do que precisa pagar. Conhecer e monitorar o fluxo de entradas e saídas de valores é essencial para tomar as decisões corretas para sua vida financeira. Além disso, a legislação do Imposto de Renda permite a dedução de despesas geradas a partir da atividade do médico e, por isso, é importante escriturar o livro.

3. O que deve constar?

Devem constar despesas indispensáveis relacionadas à sua atividade, como aluguel de consultório, energia elétrica, água e impostos oriundos da contratação de secretária. Também devem constar rendimentos de consultas de convênios e particulares ou, ainda, comprovantes de serviços prestados.

4. Serviço Simers

O Simers oferece completa assistência na declaração do imposto de renda para os médicos associados, incluindo a dedução das despesas relacionadas no livro caixa. Médicos empreendedores também podem contratar serviços relacionados à escrituração do documento. Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (51) 3027 3737.
Tags: Imposto de Renda livro-caixa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política