Médicos residentes reivindicam direitos em reunião da Cosmam
A Luta

Médicos residentes reivindicam direitos em reunião da Cosmam

Compartilhe

25/06/2019 00:00


Foto:Simers/Divulgação
Foto:Simers/Divulgação

Em reunião ordinária da Cosmam (Comissão de Saúde e Meio Ambiente), na sede da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, médicos residentes que atuam na Saúde da Família na Capital reivindicaram direitos, através do pedido de alteração em pontos da lei nº 12.498/2019. O Simers esteve presente na reunião representado pela diretora ,Adriele Andres, e a representante do Núcleo Jovem da entidade médica, Giulia Reichert. A reunião também contou com médicos residentes e representantes do Poder Executivo. 

A diretora do Simers afirmou que a prefeitura de Porto Alegre está tratando de maneira diferente residentes em situações iguais juridicamente. “Dentre outras questões, o que está acontecendo é que médicos em situações iguais estão recebendo tratamento desigual pela própria gestão municipal. Alguns recebem benefícios da bolsa e outros não, por conta de critérios jurídicos inadequados. Todos têm os mesmos direitos ”, afirma Adriele. 

Já a representante do Núcleo Médico Jovem do Simers , Giulia Reichert, abordou sobre a questão da desvalorização dos residentes. “Para termos uma ideia, a bolsa da residência corresponde somente a 10% ,20% do salário que esses profissionais receberiam trabalhando em uma clínica popular, por exemplo”, analisa Giulia. 

Em outro momento da reunião, o atual panorama da Saúde da Família em Porto Alegre foi abordado. De acordo com a Coordenadora de Saúde Primária e supervisora do Programa de Residência de Saúde da Família e Comuniddae, Diane Moreira do Nascimento, o município conta com apenas 21 residentes divididos em oito postos de saúde.  Diane também ressaltou que na última semana postos tiveram os serviços interrompidos por falta de água e que há falta do álcool 70% em unidades de Porto Alegre.

Para concluir, o presidente da Comissão, André Carus, deliberou que a Cosmam encaminhe ao Executivo Municipal um projeto indicativo assinado pelos membros e vereadores interessados, sugerindo alteração na lei.  O Simers irá enviar uma minuta com proposições para o encaminhamento do Indicativo.


Tags: Médicos residentes Cosmam POA

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política