MP-RS dá prazo de dez dias para que a SES/RS responda a demandas do Núcleo de Psiquiatria do Simers sobre Hospital Psiquiátrico São Pedro
Defesa

MP-RS dá prazo de dez dias para que a SES/RS responda a demandas do Núcleo de Psiquiatria do Simers sobre Hospital Psiquiátrico São Pedro

Compartilhe

25/04/2022 18:20

O Núcleo de Psiquiatria do Simers (NuPsiq-Simers), comandado pelo Psiquiatra e Diretor Geral da entidade, Fernando Uberti, se reuniu na última semana com a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Liliane Dreyer da Silva Pastoriz. O encontro teve como pautas a necessidade de agilizar a disponibilidade de exames complementares a pacientes internados no Hospital, demanda hoje aguardando definição de encaminhamento na Secretaria de Saúde de Porto Alegre, e avaliar o cenário de recursos humanos no HPSP. Quanto a essa pauta, o Simers relatou à Promotora o envio recente de dois ofícios ao governo estadual. Um deles solicita informações detalhadas sobre o concurso em andamento para a área de saúde do estado, com perspectivas de datas para chamamento, quantitativo de profissionais aprovados, intenções da SES/RS quanto a alocação dos mesmos. 

No outro, o Sindicato solicita lista mominal de servidores, setores para os quais foram nomeados e onde estão efetivamente cumprindo suas atividades no momento.  

Em reunião on-line, realizada nesta semana, Liliane afirmou que dará um prazo de dez dias para que a Secretaria Estadual da Saúde responda aos ofícios encaminhados pelo sindicato, incluindo a necessidade da disponibilização da lista de servidores, setores originais de nomeação e unidades de atuação atual. 
O Coordenador do NuPsiq-Simers fez um relato do trabalho que tem sido feito pelo Grupo Técnico que atua na defesa da expansão e qualificação da instituição, e composto por Simers, MP-RS, SES/RS e Direção do Hospital São Pedro. A iniciativa existe desde 2020 e conta com a participação da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Hospital São Pedro, presidida pelo Deputado Estadual Thiago Duarte.
“A promotora foi sensível ao nosso pleito, pois é fundamental saber a realidade detalhada dos recursos humanos do Hospital para estabelecermos ações que viabilizem, o mais rápido possível, a reabertura e expansão de unidades e leitos, como a Unidade de Dependência Química (UD). Da mesma forma, garantir exames complementares é melhorar a assistência e dar mais resolutividade aos profissionais. Para dar seguimento às pautas, nova audiência com a promotora será agendada. 
Também participaram da reunião o contador e auditor-geral do Estado, Rogerio da Silva Meira; a diretora técnica do HPSP, Liliane Dias de Lima; os integrantes do NuPsiq Simers, os psiquiatras Rogério Cardoso, Vilma Cidade da Silva, Gabriela Schuster e Luciana Mesko; além dos assessores jurídicos e políticos do Sindicato.

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Núcleo de Psiquiatria Simers Ministério Público (MP) Direitos Humanos SES Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política