Em reunião na SES, mudanças na atenção ao paciente renal crônico são discutidas
A Luta

Em reunião na SES, mudanças na atenção ao paciente renal crônico são discutidas

Compartilhe

20/07/2018 20:02

As alterações trazidas pela Portaria 1.675, em vigor desde junho, estiveram em discussão durante reunião realizada na tarde de sexta-feira (20) com o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz. Representantes do Simers e da Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN), além da deputada estadual Liziane Bayer, apresentaram os principais impactos que a mudança traz no cuidado ao paciente com doença renal crônica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme ressaltou a diretora do Simers Gisele Lobato, ainda que a portaria tenha o mérito de estabelecer as competências e também os deveres de cada ente da rede de assistência, ela proíbe que as clínicas privadas de nefrologia façam as consultas ambulatoriais - realizadas mensalmente –, mesmo que os pacientes façam todo o resto do tratamento nesses espaços. “A questão é para onde irão os pacientes do SUS. Os hospitais públicos e filantrópicos, que ficam responsáveis pelo serviço, não têm condições de absorver. Sem essa demanda, a marcação da consulta já demora”, pontuou Gisele. A proposição inicial é que seja realizada a contratação emergencial, por parte do Estado, de consultas nefrológicas, que seriam feitas pelas clínicas privadas. Uma forma de reestabelecer a oferta e evitar que o paciente seja sofra com a falta ou o atraso no atendimento.

Soluções possíveis

Paz pediu até o dia 9 de agosto – quando ocorre nova reunião - para analisar a fundo a Portaria 1.675 e ver como a Secretaria Estadual da Saúde (SES) vai se posicionar em relação ao assunto, já que a mudança também muda sua lógica atual de funcionamento. “Isso afeta a todos, precisamos buscar medidas imediatas para evitar um colapso da rede”, ressaltou.
Tags: Nefrologia nefrologistas paciente renal crônico consulta nefrológica

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política