Núcleo de Psiquiatria trata de entrave para a abertura de 57 leitos psiquiátricos no RS
Medicina

Núcleo de Psiquiatria trata de entrave para a abertura de 57 leitos psiquiátricos no RS

Compartilhe

24/02/2021 00:00



Em reunião na noite de segunda-feira (22), o Núcleo de Psiquiatria do Simers abordou o déficit de leitos psiquiátricos no Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 57 leitos psiquiátricos autorizados e em vias de serem abertos em diferentes municípios. No entanto, a dificuldade de cadastramento no sistema virtual do governo federal tem impedido a abertura das vagas. 

O coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti, relatou a situação e defendeu agilidade para a imediata abertura dos leitos que irão ajudar a suprir a demanda reprimida no Estado. A ideia é se reunir com a Secretaria Estadual da Saúde, lideranças políticas e governo federal para buscar soluções para os entraves existentes.

Outro tema da reunião semanal foi a pesquisa que está sendo elaborada para avaliar a saúde mental de médicos e estudantes de medicina durante a pandemia do novo coronavírus. A ideia é ouvir mais de 600 pessoas para delinear um panorama sobre o tema. No encontro virtual também foi abordado o SIM Mental, um serviço especializado que está disponível aos associados do Simers. 

Dentro da ideia de valorização da saúde mental, os participantes voltaram a destacar o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que será na Assembleia Legislativa em 2 de março.


Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política