Presidente do Simers prestigia abertura da exposição: “Caminhos de Proust” na Biblioteca Pública de Porto Alegre
Medicina

Presidente do Simers prestigia abertura da exposição: “Caminhos de Proust” na Biblioteca Pública de Porto Alegre

Compartilhe

06/12/2022 12:52

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, prestigiou na noite desta quarta-feira, 30, a abertura da exposição Caminhos de Proust, na Biblioteca Pública de Porto Alegre. Esta é a mais importante exposição do Brasil em homenagem ao escritor francês Marcel Proust, falecido há 100 anos, em 18 de novembro de 1922 (aos 51 anos). A mostra tem a curadoria do médico Gilberto Schwartsmann e está aberta ao público, com entrada franca. Nela, o visitante terá a oportunidade de conhecer um dos mais ricos acervos existentes sobre a vida e a obra de Proust.

 

A mostra mescla primeiras edições e obras raras de Proust, com uma completa contextualização de sua época (1875 a 1922). Também mostra primeiras edições de Dostoievsky, Tolstoi e Totem e Tabu, de Freud. São mais de 200 itens expostos, parte deles cedidos por Pedro Correa do Lago, considerado o maior colecionador de manuscritos da América Latina, e também muitos itens do acervo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM).

 

Foi na capital gaúcha, através da Editora Globo, que Proust ficou conhecido do público brasileiro, com a tradução dos quatro primeiros volumes da famosa obra: "La Recherche du Temps Perdu”, feita pelo poeta Mario Quintana, em 1948. A exposição ficará aberta entre 1º de dezembro e 17 de fevereiro, de segundas a sextas-feiras, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 17 horas.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política