Sapucaia, Samu e Canoas: pontos alinhados com o Secretário de Saúde do RS
A Luta

Sapucaia, Samu e Canoas: pontos alinhados com o Secretário de Saúde do RS

Compartilhe

06/12/2018 00:00

Pagamentos atrasados aos médicos de vários municípios; novo concurso emergencial do Samu e a crise na saúde de Canoas (relacionada ao Grupo de Apoio a Medicina Preventiva) estavam entre os pontos debatidos com o Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Francisco Paz na manhã desta quinta-feira, 06, na sede da Secretaria Estadual da Saúde.

Paz se comprometeu a repassar recursos para Sapucaia do Sul até a próxima semana. Na cidade, médicos concursados e prestadores de serviço do Hospital Presidente Vargas, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculados a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) convivem com o atraso salarial de dois meses e, segundo informações, não há previsão de receber o 13° salário. Uma greve está prevista para esta sexta-feira (07/12) por tempo indeterminado.

Samu

Outro ponto destacado foi o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado. A diretora do Simers Clarissa Bassin agradeceu a atenção dada pela Secretaria Estadual da Saúde ao realizar uma Seleção Pública Emergencial. A ação correu após o episódio que ficou conhecido como "apagão", quando, em agosto deste ano, telefonistas e rádio-operadores da central de regulação pararam as atividades devido aos atrasos em salários que teriam de ser pagos por uma terceirizada.

Mas não só de salários atrasados sofriam os profissionais. A falta de médico regulador também era uma constante. Em meados de 2014 tinha sido realizado o último concurso público para vários cargos de nível superior. Todos os aprovados foram chamados – destes, 68 médicos. Em 2018, por causa do desmonte da saúde, o número de médicos chegou a 24 para atender todo o Estado.  

Ao menos agora existe uma luz no fim do túnel. “O concurso foi espetacular”, salientou Clarissa, ao destacar que teve muito mais candidatos que o último concurso realizado. Os aprovados já estão fazendo exame médico.

Canoas

O município de Canoas não ficou de fora do assunto. No mesmo momento em que Simers e o secretário conversavam sobre casos da saúde, ocorria uma coletiva de imprensa sobre a investigação do Ministério Público em cima do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva (Gamp), atuante em hospitais de Canoas. O Simers, desde início de 2017, alertava para o desfalque de recursos e salários atrasados dos profissionais de saúde.

“Eu tive olhando o relatório de gestão de Canoas, de agosto, naquela data, eles tinham em um banco da cidade repasses do SUS no valor de R$ 54 milhões parados. Eu desconfiava que, por trás de todo este movimento, havia outros interesses. Agora nós não vamos mais repassar dinheiro, e vamos descontar o que foi mal-empregado. Podemos ainda mandar um ofício para o Gamp pedindo confirmação do uso de recurso efetivo no atendimento à saúde”, salientou o secretário Francisco Paz.  

Na oportunidade, o Simers aproveitou para protocolar o ofício 099/18 onde solicita a expedição de regulamentação específica para as atividades de médico preceptor, que não estão integralmente na Ordem de Serviço que trata sobre o registro do ponto do servidor.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política