Sete doenças tratáveis que podem ser confundidas com Alzheimer
A Luta

Sete doenças tratáveis que podem ser confundidas com Alzheimer

Compartilhe

20/02/2017 10:50

woman-208723_1920 Mudanças no comportamento do idoso nem sempre significam Alzheimer. O crescente número populacional da terceira idade vem acompanhado das doenças demenciais, mas é preciso resistir a propensão de pensar que nada é tratável. Existem problemas de saúde que podem resultar em uma condição de demência momentânea. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia / Seção RS alerta para a importância do tema, principalmente no que diz respeito às pseudo demência, sendo a mais comum conhecida como depressão severa, quadro bastante parecido com Alzheimer, mas que quando tratada pode ser revertida. O médico neuropsiquiatra geriátrico, João Senger, também vice-presidente da Sociedade, comentou sete demências potencialmente reversíveis: 

1) Tireoide

Pouco ou muito hormônio tireoidiano pode causar sintomas semelhantes ao da demência. O quadro de hipotireoidismo, bastante frequente em mulheres pós- menopausa, quando não tratado, leva a comprometimento cognitivo e depressão, semelhante ao de um quadro demencial. Uma vez tratado, geralmente volta ao normal. Sendo uma indicação a investigação da tireoide em pacientes com quadro demencial.

2) Diabetes

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença mata mais de 72 mil pessoas por ano no Brasil, e atinge mais de 16 milhões de brasileiros adultos. Se por ventura o Diebetes não for tratado adequadamente (dieta + exercício + medicamentos) pode ocorrer alteração na memória. As variações nos níveis de insulina atingem a circulação cerebral, que resulta em demência mista (a exemplo de Demência de Alzheimer + Demência Vascular), irreversível.

3) Abuso de alcool

O álcool é neurotóxico e leva a morte celular. Também resulta em uma enfermidade chamada de Síndrome de Korsakow que causa deficiência na absorção de vitamina B12 devido à gastrite crônica provocada pela ingestão constante de álcool. Essas alterações levam a um quadro demencial, que pode ser revertido com a suplementação da vitamina B12.

4) Problemas de visão e audição

Como estas deficiências levam a um isolamento social, pode haver a diminuição de estímulos cognitivos que muitas vezes provocam a depressão, levando a alterações cognitivas que podem ser confundidas com quadro demencial.

5) Condições cardíacas ou pulmonares

Aterações cardíacas e pulmonares, por déficit de oxigenação cerebral, geralmente são agudas, levando a quadro de delirium, onde existe confusão mental, mas que corrigido o distúrbio de oxigenação, o quadro tende a reverter.

6) Doença renal ou hepática

Podem produzir resíduos metabólicos tóxicos que acumulam no sangue, podendo causar problemas na função cognitiva. As hepáticas, quando em fase avançada, levam a quadros de confusão mental, mas são casos avançados de cirrose.

7) Tumores

Os tumores cerebrais, principalmente os benignos, tem uma evolução lenta, levando a alterações de personalidade e de conduta, que podem confundir com quadro demencial. Assim, toda avaliação de quadro demencial, deve existir um exame de imagem cerebral para descartar um tumor ou alteração vascular cerebral.
Tags: Idosos Mal de Alzheimer prevenir doenças demência

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política