Simers acompanha visita técnica ao Hospital Psiquiátrico São Pedro
Defesa

Simers acompanha visita técnica ao Hospital Psiquiátrico São Pedro

Compartilhe

22/06/2021 21:33


Comitiva do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), liderada por seu vice-presidente, Marcos Rovinski e pelo coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti, participou de visita técnica ao Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), na segunda-feira, 21. A iniciativa foi da Frente Parlamentar de Defesa da instituição, proposta pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte e defendida pela entidade médica.

“O Hospital São Pedro é muito importante não só pela assistência à população, mas também como ambiente de formação para profissionais de diversas áreas. Já a Frente Parlamentar possibilita debater cenários e soluções envolvendo a assistência psiquiátrica gaúcha, para além do São Pedro”, observou o vice-presidente Marcos Rovinski. 

Durante a atividade, foram visitados os departamentos, a Moradia São Pedro e o prédio que está sendo reformado e será destinado às crianças e aos adolescentes. Também participaram da mobilização o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza; a promotora de Justiça, Inglacir Delavedova, da Promotoria da Infância e Juventude de Porto Alegre; a diretora de Atenção Primária e Ações Políticas de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Ana Lúcia Costa, e representantes do Núcleo de Psiquiatria do Simers, os diretores Rogério Cardoso e Gabriela Schuster, entre outras autoridades e lideranças. A visita teve como anfitriã a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE), Suelen da Silva Arduin. 

"A nossa defesa é sempre por atenção integral aos pacientes não só do ponto de vista ambulatorial, mas também é muito importante que tenhamos como prioridade a nossa rede de leitos psiquiátricos, fortalecendo a estrutura que temos e expandindo ainda mais a rede de leitos no Estado, especialmente nesse contexto de pandemia", ressaltou Fernando Uberti. 

 

 

Essa visita foi importante, porque marca a instalação oficial e a abertura dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, algo que contou com a sugestão e contribuição do Simers, lembra Uberti. “Temos atuado, em 2020 e 2021, em uma grande campanha de valorização do hospital. Consideramos importante não só a manutenção, mas a expansão e a qualificação das estruturas do São Pedro”, disse o coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, acresentando que um dos pontos relevantes para a qualificação e o fortalecimento do Hospital São Pedro é o maior aporte de pessoal.

Para a promotora de Justiça Inglacir Delavedova, é fundamental "esse olhar para o Hospital Psiquiátrico São Pedro, visto que ele é uma referência no atendimento de crianças e adolescentes do Estado do Rio Grande do Sul" e precisa de uma atenção da sociedade. 

O deputado Thiago Duarte agradeceu o apoio de todos e lembrou que o ato marcou a instalação da Frente Parlamentar e mostrou a importância que o hospital tem para o atendimento em saúde mental não só em Porto Alegre, mas no Estado. "Que possamos seguir incentivando essas ações e implementando melhorias para que, a partir disso, a sociedade gaúcha tenha um atendimento em saúde mental cada vez melhor", defendeu. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Gabriel Souza, salientou que se trata de uma pauta importante e prioritária. "A ideia é aprimorar e fortalecer o quadro de serviços, instrumentos e orçamento do Hospital para que ele continue realizando a sua importante missão que é cuidar dos pacientes que sofrem transtornos psiquiátricos no nosso Estado", garantiu. 

Conforme Ana Lúcia Costa, da SES, o Hospital São Pedro tem um papel na rede de saúde mental importantíssimo. "É o hospital que mais forma e recebe residentes de todo o país. Então, temos uma qualificação no cuidado com os pacientes agudos, que são aqueles que estão em crise, o que é muito diferenciado”, enfatiza. Ana Lúcia lembra que esse espaço de formação é importante junto com os outros dispositivos de saúde mental e faz com que tenhamos um olhar único para um cuidado que deve ser sempre focado no paciente.
 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Campanha Hospital São Pedro Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política