Simers apresenta à OAB/RS projeto para criação de Observatório Estadual de Políticas Públicas em Saúde Mental
Medicina

Simers apresenta à OAB/RS projeto para criação de Observatório Estadual de Políticas Públicas em Saúde Mental

Compartilhe

17/04/2023 18:54

Potencializar a articulação interinstitucional para expandir e qualificar a assistência psiquiátrica estadual, bem como monitorar dados oficiais sobre a rede assistencial gaúcha. Esse é o objetivo do Observatório Estadual de Políticas Públicas em Saúde Mental, uma iniciativa do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq - Simers) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil l-Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS), como parte do Termo de Parceria Institucional estabelecido recentemente entre as duas entidades. A agenda on-line ocorreu nesta quinta-feira, 14.

Na oportunidade, o coordenador do Núcleo e diretor-geral do Sindicato, Fernando Uberti, debateu a iniciativa com a presidente da Comissão Especial da Saúde da OAB/RS, Mariana Diefenthäler. Ele explicou a importância do trabalho, para mapear a realidade da Saúde Mental no Estado, ampliando o acesso às informações sobre o tema e possibilitando ações concretas na defesa tanto dos usuários como de quem atua na área. Foi discutido o escopo do Observatório, possíveis componentes, instrumentos para obtenção de dados e estratégias para definir e encaminhar ações e demandas. 

“O Observatório de Políticas Públicas em Saúde Mental é uma ideia que representa muito do que pensamos e temos feito nessa gestão: atuar, em conjunto com outras instituições, para construir soluções em saúde. E, nesse contexto, garantir a justa valorização da Medicina e do médico. Esse projeto ganha especial ênfase pela dramaticidade que vivemos na assistência psiquiátrica em nosso país, especialmente no setor público. Pretendemos monitorar a quantidade e disponibilidade de leitos, rede de atenção ambulatorial, oferta de medicamentos e de equipamentos, bem como o número de profissionais adequados para o atendimento à população, a partir de uma mesa permanente entre os integrantes”, destacou Uberti.

Tags: Saúde Mental Parceria OAB-RS Núcleo de Psiquiatria Simers Políticas Públicas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política