Simers debate os gargalos do atendimento adulto e infantil com deputada estadual Sofia Cavedon
Defesa

Simers debate os gargalos do atendimento adulto e infantil com deputada estadual Sofia Cavedon

Compartilhe

27/04/2023 15:44

Os gargalos da Saúde, tanto no que se refere ao atendimento adulto quanto ao infantil, bem como a valorização do médico foram apresentados pelo coordenador do Núcleo de Pediatria do Sindicato Medico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniel Wolff, à deputada estadual Sofia Cavedon (PT), na manhã desta quinta-feira, 27. A agenda foi realizada na Assembleia Legislativa do RS (Alers) e faz parte das ações do Simers de aproximação com os parlamentares gaúchos.

Daniel falou sobre a Campanha S.O.S. Pediatria 2023, iniciativa do Simers lançada nesta semana para apontar as necessidades do atendimento especializado para as crianças, que já enfrentam a superlotação nas emergências, antes mesmo do aumento da demanda causado pelo frio. “Os pequenos pacientes se encontram em situação de vulnerabilidade no estado, pois existem 209 cidades que não têm o número adequado de pediatra. Destes, 79 contam com menos de um pediatra para cada mil habitantes, de zero a 14 anos”, destacou o diretor.

Capital e Região Metropolitana

No que se refere aos pacientes adultos, Daniel citou o atraso no pagamento dos médicos vinculados ao Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC), mantenedor dos hospitais de Viamão, Alvorada e Cachoeirinha, o que tem levado à restrição do atendimento. “Os pacientes estão sendo encaminhados para Campo Bom, Guaíba e Hospital Vila Nova, em Porto Alegre. Situação que afeta uma população de quase um milhão de habitantes”, ressaltou Wolff.

Já em Porto Alegre, um dos pontos trazidos pelo Simers foi a falta de neurocirurgião para compor a escala no Hospital de Pronto Socorro (HPS), problema que se agrava nos finais de semana. “Em visita técnica realizada pelo Simers, constatamos que a escala chegou a ficar vazia, sendo que o Conselho Federal de Medicina prevê, no mínimo, dois especialistas para uma cirurgia, o que coloca à população em risco”, acrescentou.

Além da região Metropolitana, o diretor do Simers também abordou a crise vivenciada pelas cidades do interior, onde os Hospitais de Pequeno Porte (HPP) estão sem recursos para garantir uma assistência de qualidade. “Tínhamos hospitais com equipe completa para casos de pequena complexidade, inclusive, com Bloco Cirúrgico e Centro Obstétrico. Hoje, a realidade mostra apenas o clínico atendendo, sobrecarregando os centros de referência”, alertou.

Durante a agenda, a deputada Sofia se colocou à disposição do Sindicato Médico, na defesa dos médicos e da Saúde. Ela também afirmou que vai encaminhar o convite para o Simers participar do lançamento da Frente Parlamentar que vai tratar sobre o HPS, principal referência do estado em casos de trauma, com cerca de 130 mil atendimentos de emergência por ano.

 

Tags: SOS Pediatria Pediatria assistência atendimento de pacientes Falta de médicos Falta de pagamentos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política