SIMERS esclarece detalhes quanto ao Certificado de Óbito
A Luta

SIMERS esclarece detalhes quanto ao Certificado de Óbito

Compartilhe

21/10/2016 08:06

Reunião para discutir Serviço de Verificação de Óbito (SVO)
A reunião serviu para discutir o SVO em Porto Alegre. Foto: Lisiani Mottini/SIMERS
Em reunião nesta quarta-feira, 19 de outubro, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) se reuniu com o secretário municipal da saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, a fim de buscar soluções mais adequadas quanto à Declaração de Óbitos emitidas por médicos na Capital. Na oportunidade, foi explicado para o SIMERS como será feita esse declaração em caso de morte caracterizada como não violenta.

Segundo o secretário de saúde, Fernando Ritter, o Governo do Estado se comprometeu, em reunião perante o Ministério Público Estadual, a criar o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Sendo assim, as medidas criadas pela Prefeitura, que serão publicadas neste sábado, são paliativas e provisórias.

“Nós avaliamos o custo benefício de SVO e dentro da cidade não se tem como aplicar. O SVO deve ser regional pelo número de mortes existentes em Porto Alegre. Não justifica montar uma equipe 24 horas por dia, 7 vezes por semana para este serviço”, ressaltou o secretário.

Mas segundo dados levantados pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, existem aproximadamente 41 mortes diárias na cidade, sendo pelo menos 10 delas de caráter não violento. O Sindicato defende a criação deste serviço por contestar que um médico deixe de prestar atendimentos a um paciente grave somente para verificar o óbito de outro.

Em contrapartida, somente o médico pode diagnosticar que a pessoa perdeu a vida, por isso a importância de ter uma equipe específica formada, inclusive com a presença de patologista. O sindicato entendeu que as medidas ressaltadas pela administração municipal são, de fato, paliativas e mesmo sobrecarregam as equipes médicas, mas a solução é que seja instaurado o SVO no Rio Grande do Sul – ação a que ainda não foi dado prazo para iniciar.  

Tags: Serviço de Verificação de Óbito SVO declaração de óbito

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política