Simers lança campanha S.O.S Pediatria 2023 para garantir assistência de qualidade no Estado
Defesa

Simers lança campanha S.O.S Pediatria 2023 para garantir assistência de qualidade no Estado

Compartilhe

27/04/2023 12:10

O panorama das emergências pediátricas em todo o Estado foi apresentado pelo Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), durante a abertura da Campanha S.O.S. Pediatria 2023, na noite desta terça-feira, 25. As informações foram levantadas pelo Núcleo de Pesquisa da entidade médica e levadas à público pelo diretor do Simers e coordenador do Núcleo, Daniel Wolff.

“O objetivo da Campanha S.O.S. Pediatria é apontar as necessidades sobre o atendimento pediátrico em Porto Alegre e na Região Metropolitana, agravada tanto pelo fechamento como pela redução dos serviços. Por isso, vamos encaminhar todos esses dados e o que foi discutido hoje ao Ministério Público, Defensoria Pública e Vara da Infância e Juventude, além de realizar audiências públicas, na busca de resolver o impasse da falta de atendimento pediátrico de qualidade em todo o Estado”, afirmou Wolff.

Cenário atual

Na oportunidade, também foi realizado um debate com os coordenadores de emergências pediátricas da Capital e dos municípios vizinhos, sobre o cenário atual do atendimento infantil. Os gestores destacaram a falta de recursos e profissionais para assumir os plantões e concordam que medidas devem ser debatidas e ajustadas para que as emergências pediátricas e os hospitais consigam dar o suporte adequado durante o inverno de 2023.

Os profissionais puderam relatar a superlotação já no mês de março, quando o número de crises respiratórias ainda é baixo. Além disso, a situação do Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) — mantenedor dos Hospitais de Viamão, Alvorada e Cachoeirinha — somada à falta de especialidades nesses locais, acabou por sobrecarregar as unidades de outras cidades da região Metropolitana.

“Esse é um cenário que precisa de medidas urgentes para que a realidade da saúde dos pacientes pediátricos seja alterada, dando a devida assistência à atenção básica no Estado”, destacou o diretor do Simers.

Para se ter uma ideia da vulnerabilidade para com a saúde dos pacientes infantis, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) aponta que, dos 497 municípios gaúchos, 209 cidades não têm o número adequado de pediatras, 130 não têm nenhum pediatra para atendimento e 79 contam com menos de um pediatra para cada mil habitantes, de zero a 14 anos. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza 17 pediatras para cada 100 mil habitantes.

Recém Formados

Já o presidente do Cremers, Carlos Sparta, salientou a necessidade de fidelizar os profissionais em pequenos e médios municípios, além de que há uma nova procura por recém formados pela especialidade. “No primeiro semestre deste ano, a pediatria foi a segunda especialidade com maior registro de novos profissionais, o que mostra uma nova fase de especialistas que poderão auxiliar no atendimento aos pacientes infantis. Temos que rever formas de manter as UTIs neonatal e pediátrica, que nos meses do verão acabam por ter um custo irrisório e, em muitos casos, não conseguindo dar continuidade aos atendimentos nos períodos de pico. A alternativa é buscar recursos federais para estes casos”, disse.

Presenças

Estiveram presentes no evento, a coordenadora da pediatria da Associação do Hospital Vila Nova, Rebeca Smarzaro Wachholz; o diretor-geral do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HPV), Cincinato Fernandes Neto; a chefia da emergência pediátrica do Hospital Santo Antônio, Aline Botta; o médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Paulo José Cauduro Maróstica; e o gerente do Hospital da Criança Conceição, Diego Monroe Kurtz.

Tags: Pediatria Emergência pediátrica SOS Pediatria Criança

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política