Simers lança edital para selecionar comissões organizadoras do Trote Solidário 2023/1
Medicina

Simers lança edital para selecionar comissões organizadoras do Trote Solidário 2023/1

Compartilhe

13/02/2023 18:15



O Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS) está realizando chamamento público para constituição das comissões organizadoras da edição do primeiro semestre de 2023 da ação Trote Solidário. O foco da publicação, que pode ser conferida na íntegra no site do Simers (aqui), visa a seleção de grupos organizadores vinculados à instituições gaúchas de Ensino Superior, a fim de dar seguimento, organização e visibilidade regional da ação solidária, por meio dos diretores dos Núcleos Acadêmicos de cada Faculdade de Medicina.

As inscrições das comissões serão recepcionadas de 13 a 19/02, e a seleção dos grupos ocorre a partir de 20/02 com encerramento no dia 24/02, sendo essa a data da divulgação dos selecionados.

De acordo com Vinícius de Souza, diretor de Políticas Estratégicas do Simers, em 2023, o Trote Solidário completa 15 anos, uma história que mudou a realidade da recepção aos calouros de Medicina, em todo o Estado. “Trata-se de um projeto que substituiu as ações violentas por atividades de cidadania e respeito ao próximo, como a doação de alimentos, produtos de higiene, livros, tampinhas plásticas, além da doação de sangue. Desde o início, já foram arrecadadas mais de 360 toneladas de produtos”, salientou o diretor.

O impacto social da ação já repercute em mais de 720 mil vidas, em uma parceria com a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais. Além disso, já são mais de 31 mil livros doados, três toneladas de tampinhas e 28 mil vidas beneficiadas com a doação de sangue, envolvendo a participação de 15 mil estudantes.

Na edição 2022/1, o Trote Solidário teve 2.224 futuros médicos de 19 universidades participando da ação, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Pelotas, Erechim, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana, Lajeado, Caxias do Sul e Ijuí. Sem falar na parceria com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, os hemocentros do Estado, o Instituto da Criança com Câncer e o curso Fleming.
 
Na Capital os alunos de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) saíram na frente e alcançaram o primeiro lugar, seguida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Já no interior, a campeã foi a Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria. Em segundo ficou a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) em terceiro.

 

Tags: Trote Solidário Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Núcleo Acadêmico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política