Simers visita Postos de Saúde para verificar dificuldades de utilização de sistemas como o Telessaúde
A Luta

Simers visita Postos de Saúde para verificar dificuldades de utilização de sistemas como o Telessaúde

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30/04/2018 19:42

Diretor do Simers, Jorge Eltz, acompanhou as visitas. Foto:Lisiani Mottini/Simers
Diretor do Simers, Jorge Eltz, acompanhou as visitas aos postos. Foto:Lisiani Mottini/Simers
Na semana passada, o Simers iniciou uma sucessão de visitas a postos de saúde que utilizam as plataformas Gercom e Telessaúde. O objetivo é verificar os principais entraves desses sistemas e evitar que tanto os médicos quanto a população sejam prejudicados. Na primeira rodada de visitas, representantes do Simers estiveram no Posto Modelo, Rubem Berta, Sarandi, Assis Brasil e Passos das Pedras I. Mas o roteiro deve passar também por unidades do Centro, eixos Leste-Nordeste, Noroeste, Norte, Sul e Centro-Sul, além da região das ilhas e os bairros Glória, Cruzeiro, Baltazar, Partenon, Lomba do Pinheiro e Humaitá. Até o momento, o Simers constatou que a principal reclamação dos médicos é quanto ao tempo necessário para cumprir todos os trâmites do Telessaúde e suas plataformas, como Dermatonet e Oftalmonet. A prefeitura exige que o médico municipário realize o atendimento em 20 minutos. Dentro desse tempo, além da consulta, o profissional precisa conseguir uma ligação para os aplicativos ou entrar nas plataformas do Telessaúde, para então ser atendido pela triagem e depois fazer o encaminhamento do seu paciente a um especialista. Só que a resposta pela plataforma vem em apenas 72 horas ou mais – e nem sempre é conclusiva. Muitas vezes, isso exige que o médico recupere informações de um paciente examinado dias atrás. Em outras, é necessário que o médico submeta mais informações ou exames, entrando novamente na fila de atendimento para uma resposta satisfatória. Outra reclamação diz respeito ao grau de interferência na rotina médica. Atualmente, a consulta ao Telessaúde “conta pontos” no prontuário do paciente – o que faz com que ele seja atendido com mais rapidez no encaminhamento a um especialista. Nesse contexto, os médicos se sentem obrigados a utilizar os serviços do Telessaúde mesmo quando não sentem a necessidade de fazê-lo. O transtorno é ainda maior no caso das plataformas Dermatonet e Oftalmonet, que exigem informações e procedimentos extras. Para fazer a consulta ao Demartonet, por exemplo, o médico precisa enviar fotos das lesões encontradas. No entendimento de alguns profissionais ouvidos pelo Simers, as exigências do Telessaúde ferem a autonomia do médico para buscar a abordagem que julga mais adequada em cada caso. Finalmente, há a preocupação com o horário. O Telessaúde atende por telefone apenas no turno da manhã, das 8h até as 12h.  Além disso, a plataforma não disponibiliza o compartilhamento de informações das consultas entre os médicos – e tampouco a Secretaria realizou treinamento para que estes se familiarizassem com as plataformas. Isso amplia as dificuldades de utilização do sistema.
Tags: Telessaúde

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