O Simers alerta para a falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Porto Alegre. Na noite desta quinta-feira (02/05), vistoria da entidade médica constatou que apenas um plantonista atendia na unidade, enquanto o ideal são pelo menos dois profissionais. A situação, que coloca em risco o atendimento à população, pode se repetir em turnos do próximo sábado (04/05), quando a escala também deve estar incompleta.
No momento em que o Simers esteve na UPA, o único pediatra do plantão era responsável por todos os atendimentos, além do acompanhamento dos 8 pacientes internados na área de observação. Uma vaga do setor foi extinta recentemente e não há previsão para reposição.
O diretor do Simers, Guilherme Peterson, que esteve no local, destaca que a carência é especialmente preocupante, à medida que se aproxima o inverno. “Esta situação é como uma bomba relógio, pois no inverno aumenta consideravelmente a demanda por atendimento pediátrico”, alerta.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.