Estudantes de medicina engajados, proativos e enérgicos formam o Núcleo acadêmico Simers. Criado em 2007, é uma extensão do Sindicato e tem como principal intuito estreitar laços com os futuros profissionais médicos.
Responsabilidade Social
Promovemos o trote solidário desde 2008, que acontece duas vezes ao ano. A ação arrecada alimentos, livros, tampinhas e doações de sangue para as principais entidades do estado, por meio de todas as faculdades de medicina do Rio Grande do Sul. Acesse em: https://trotesolidario.com.br/
Associação
A associação ao NAS oferece os principais benefícios que também são oferecidos ao sócio médico. Com uma mensalidade de R$ 8,00 reais, você conta com auxílio jurídico e institucional, além de descontos em farmácias, restaurantes, cinemas e mais.
MagNAS: terceira aula aborda a vida após a residência médica
05/08/2024
NAS seleciona Comissão Organizadora do Trote Solidário 2024/2
05/08/2024
O TROTE SOLIDÁRIO ACABOU, MAS A SOLIDARIEDADE CONTINUA
08/09/2023
Núcleo Acadêmico do Simers dá início a 23ª edição do Trote Solidário
07/07/2023
Núcleo Acadêmico Simers debate a abertura de novas vagas do Curso de Medicina da Ulbra com MPF e ...
23/06/2023
Núcleo Acadêmico Simers alinha ações e organiza o Trote Solidário para a Região Metropolitana
09/03/2023
MagNAS: terceira aula aborda a vida após a residência médica
05/08/2024 por Amália Cristina Ceola
No dia sete de agosto, às 19h, o Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), realizará a terceira aula MagNAS, com o tema “A vida após a residência: E agora?”. Este evento reúne profissionais renomados para discutir o percurso e os desafios enfrentados pelos médicos após a conclusão da especialidade. O encontro acontecerá no auditório Carlos Sá, da entidade médica. Na Rua Coronel Corte Real, 975 – Bairro Petrópolis, em Porto Alegre.
Este será mais um dos momentos que a diretoria acadêmica do Núcleo, busca por aprimoramento. As experiências profissionais, o mercado de trabalho e a carreira serão os assuntos abordados durante o encontro com os médicos . Eduardo Fernandes, Fabiane Pizzatto Xaubet e Rafaella Petraco.
Sobre MagNAS
O MagNAS é uma série de aulas dedicadas ao aprimoramento e à discussão de temas relevantes para a formação e prática médica. Com palestras de especialistas em diversas áreas, o evento visa proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências para profissionais da saúde.
Tag: Evento
Author: Amália Cristina Ceola
NAS seleciona Comissão Organizadora do Trote Solidário 2024/2
05/08/2024 por Amália Cristina Ceola
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do Núcleo Acadêmico (NAS), dará início a segunda edição do Trote Solidário 2024/2. Mas para tudo acontecer de forma organizada, o NAS está selecionando integrantes para compor a Comissão Organizadora. O período de inscrições está aberto desde o dia 29 de julho e vai até o dia 14 de agosto via formulário digital, que pode ser acessado clicando AQUI.
A Comissão Organizadora é composta por estudantes de Medicina de cada Universidade participante, sendo aceitos acadêmicos do 1º ao 12º semestre, e que tenham turma de calouros ingressantes no primeiro semestre de 2024. A Comissão é responsável por organizar e participar da ação presencial de arrecadação de alimentos na rede de supermercados participantes de sua região, incentivar a participação dos alunos na doação de sangue, tampinhas plásticas, alimentos e na realização do cadastro Redome, responsável por concentrar as informações dos doadores de medula óssea. O detalhamento completo dos deveres da Comissão Organizadora pode ser conferido no Edital digital clicando AQUI.
Os acadêmicos que compõem a Comissão Organizadora receberão um certificado de 40 horas, desde que cumpram o percentual mínimo de 75% da nota de participação ativa. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: nucleoacademico@simers.org.br
Tag: Evento
Author: Amália Cristina Ceola
O TROTE SOLIDÁRIO ACABOU, MAS A SOLIDARIEDADE CONTINUA
08/09/2023 por Amália Cristina Ceola
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do Núcleo Acadêmico e do Hub de Solidariedade, decidiu abrir o canal de doações do Trote Solidário e faz um chamado à sociedade.
Acesse o site do TROTE SOLIDÁRIO (QR Code ou endereço a seguir) para doar, água mineral, itens de higiene e alimentos em auxílio e apoio às vítimas afetadas pelas enchentes.
As doações serão direcionadas aos municípios de Lajeado e da região do Vale do Taquari, onde está concentrado grande número de desabrigados.
Os donativos (água mineral, agasalhos, cobertores, itens de limpeza e higiene pessoal, alimentos) podem ser entregues no Simers, na Capital e nas delegacias do interior, em horário comercial.
Núcleo Acadêmico do Simers dá início a 23ª edição do Trote Solidário
07/07/2023 por Amália Cristina Ceola
Começou nesta segunda-feira, 13, a primeira edição do ano de 2023 do Trote Solidário, que esse ano chega aos 15 anos e a 23ª edição semestral. A ação, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), teve origem em 2008, com a missão de acabar com as recepções aos calouros utilizando violência física. Ao longo da história do Trote foram arrecadados quase 360 mil toneladas de alimentos, 7085 bolsas de sangue e cerca de 17 mil participantes.
A primeira etapa das doações iniciou com a arrecadação de alimentos via internet, por meio do site do Trote Solidário (https://trotesolidario.com.br/participante) até fim de abril. Na página virtual é possível selecionar uma das vinte faculdades de Medicina que integram esta edição. Isso é necessário para que as universidades envolvidas pontuem e vençam o ranking da atual temporada para as regiões Capital/Metropolitana e Interior.
A 23ª edição semestral do Trote Solidário será divida em três importantes datas: 25/03; 01/04 e 15/04, onde os alunos de Medicina das Universidade das seguintes cidades de Canoas (Ulbra); Caxias do Sul (UCS); Erechim (URI); Ijuí (Unijuí); Lajeado (Univates); Novo Hamburgo (Feevale); Passo Fundo (UPF; UFFS e Atitus); Pelotas (UCPel e UFPel; Porto Alegre (Pucrs; Ufrgs e Ufcspa); Rio Grande (Furg); Santa Cruz do Sul (Unisc); Santa Maria (UFN e Ufsm); São Leopoldo (Unisinos) e Uruguaiana (Unipampa) irão receber as doações presenciais junto às redes supermercadistas Andreazza; Asun; Atacarejo Kuchak; Baklizi; Big; Caitá; Carrefour; Center; Cia Zaffari; Comercial Zaffari; Cotrijal; Cotrijuí; Desco; Grenal; Guanabara; Imec; Macromix; Master; Multi; Nacional; Nicolini; Peruzzo; Querência; Rispoli; Rissul; Stok Center; STR; Rede Super e Rede Vivo.
Além de alimentos, o Trote também vai estimular a doação de sangue em todo Estado, via parceria com os hemocentros regionais e as unidades de hemoterapia de hospitais nas seguintes localidades: Canoas (HU); Caxias do Sul (Banco de Sangue; Hemocentro e Hemovita); Erechim (Banco de Sangue); Ijuí (Hospital de Caridade); Lajeado (Hemovale); Novo Hamburgo (Hospital Regina); Passo Fundo (Hemopasso e HSVP); Pelotas (Hemopel e Santa Casa); Porto Alegre (Hemorgs; HCPA; HSL/PUCRS;Hospital Conceição e Santa Casa); Rio Grande (Santa Casa); Santa Cruz do Sul (Hemovida); Santa Maria (Hemocentro) e Uruguaiana (Santa Casa). Calouros de outras Universidades fora do Rio Grande do Sul também podem procurar o hemocentro mais próximo e, após consumar a coleta de sangue, enviar o comprovante via site do Trote.
As doações de tampinhas plásticas serão destinadas às seguintes instituições: Caxias (Domus); Erechim (Adau); Ijuí (Aapecan); Lajeado (Núcleo de Combate ao Câncer de Mama); Passo Fundo (ONG Amor); Pelotas (Aapecan); Rio Grande (Aapecan); Santa Maria (Assoc. Amigos do HUSM); Uruguaiana (Aapecan) e Porto Alegre/Região Metropolitana (ICI/RS).
Tag: Evento
Author: Amália Cristina Ceola
Núcleo Acadêmico Simers debate a abertura de novas vagas do Curso de Medicina da Ulbra com MPF e coordenação do curso Compartilhe
23/06/2023 por Amália Cristina Ceola
O Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS), representado pela presidente Júlia Adames, em conjunto com o Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra (CAMU), reuniu-se com a coordenação do Curso de Medicina da Ulbra, em Canoas, na quarta-feira,10, em assembleia que contou com a presença de mais de uma centena de alunos de Medicina. O encontro, que também contou com a presença dos departamentos jurídicos da Universidade e do Sindicato, debateu a abertura de 480 vagas para a graduação de Medicina da instituição de ensino.
“Nós cobramos da Ulbra a apresentação de um planejamento estratégico, que deve contemplar informações básicas, e que até agora não foram sanadas. Queremos saber onde serão alocados esses novos alunos, locais de Campo de Prática, estimativa de alunos por ambulatório, previsão de contratação de novos professores e preceptores”, disse Júlia Adames.
Os graduandos questionaram a Ulbra sobre a estratégia de alocar esses novos alunos com base no campo de prática disponível atualmente. Outro ponto da reunião focou sobre a previsibilidade de melhorias na infraestrutura da Faculdade e dos ambulatórios. Com base nos questionamentos, o coordenador Marcelo Guerra comprometeu-se de encaminhar até quarta-feira, 17, um ofício elencando todos os esclarecimentos acerca das dúvidas apresentadas na reunião, bem como prazos.
Na sexta-feira,19, a Ulbra voltará a se reunir com os alunos para esclarecer dúvidas que ainda possam persistir quanto ao programa de abertura de novas vagas.
Reunião com MPF
Na tarde de sexta-feira,12, representantes dos principais diretórios acadêmicos de medicina do Rio Grande do Sul, junto da presidente Júlia Adames, reuniram-se com as procuradoras de Justiça do Ministério Público Federal, Suzete Bragagnolo e Ana Paula Medeiros, para expor o trâmite da abertura de 480 vagas de Medicina no Estado, pela Ulbra.
Para as procuradoras foi apresentado a insuficiência estrutural das salas de ambulatório e de aula do curso, sediado em Canoas, além da falta de Campo de Prática para todos os alunos.
O Ministério Público Federal irá analisar os documentos, bem como ouvirá a Ulbra sobre a pauta. Identificada alguma ilegalidade, o MPF irá atuar para resguardar a qualidade do ensino junto à instituição, visto que as novas oportunidades foram criadas pelo princípio do interesse econômico, já que a Universidade encontra-se em Recuperação Judicial.
O Núcleo Acadêmico do Simers ficou de encaminhar, detalhadamente, informações acerca da liminar judicial que permitiu a abertura de vagas, entre outras situações.
Tag: Novidade
Author: Amália Cristina Ceola
Núcleo Acadêmico Simers alinha ações e organiza o Trote Solidário para a Região Metropolitana
09/03/2023 por Amália Cristina Ceola
As duas edições do Trote Solidário de 2023, promovido pelo Núcleo Acadêmico Simers (NAS), serão especiais. Elas marcam os 15 anos ininterruptos do evento que é apoiado pela sociedade gaúcha e que acumula um impacto social em mais de 750 mil pessoas, por meio da arrecadação de alimentos, doação de sangue, tampinhas plásticas, roupas e livros. Este ano as doações começam no dia 13/03, via portal Banco de Alimentos (www.trotesolidario.com.br) e doação de sangue nos principais hemocentros do Estado. Na noite da última quarta-feira, 8, foi marcada por muito planejamento e alinhamento de ações e propostas em benefício da organização da 23ª edição do Trote Solidário.
A reunião contou com a presença do diretor de Políticas Estratégicas do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Vinícius de Souza, e do HUB de Solidariedade, Scarlet Orihuela, que coordenaram as pautas e, junto com os diretores do NAS, Júlia Adames e Nathália Boff, ouviram sugestões dos quase 40 novos integrantes das comissões organizadoras da primeira edição de 2023, selecionadas via edital público e divulgadas no último dia 24/02.
”A nossa meta para esta edição, que é muito especial, é superar os resultados anteriores e estimular as comissões organizadoras a conquistar mais donativos, seja por arrecadação nos mercados ou via online pelo portal do Banco de Alimentos. O mais importante é extinguir a prática dos trotes violentos aos calouros e ampliar a capacidade social destes jovens que escolheram cuidar da vida e da saúde humana”, ilustrou Vinícius de Souza.
Ao todo, 20 instituições de ensino integrarão a edição do primeiro semestre, que terá o primeiro evento público no próximo dia 25/03, iniciando por Erechim, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Rio Grande e Santa Cruz do Sul. A recepção dos donativos seguem sendo as principais redes de supermercados de cada cidade, que serão oficialmente divulgadas futuramente. Além da Região Metropolitana, as cidades do interior também estão definindo ações, ao longo desta semana, de forma individual e que são chanceladas pelo NAS em Porto Alegre.
O Trote Solidário é um evento realizado semestralmente, no início de cada ano letivo envolvendo novos alunos das faculdades de Medicina. A iniciativa é destaque, inspirou muitas faculdades e já venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano, promovido pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos). Em 2014, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Recentemente, em 2022, conquistou o TOP Cidadania.
Trote Solidário 2023/1
A ação social estará presente nas seguintes cidades e datas:
25/03 - Erechim; Ijuí; Lajeado; Pelotas; Rio Grande e Santa Cruz do Sul
01/04 - Canoas; Porto Alegre; Novo Hamburgo e São Leopoldo
15/04 - Caxias do Sul; Passo Fundo; Santa Maria e Uruguaiana
Tag: Evento
Author: Amália Cristina Ceola
Benefícios
Ainda não é associado???
O Núcleo Acadêmico Simers possui mais de 700 associados, representantes de todas as faculdades de medicina do RS. Faça parte desta iniciativa e desde já passe a contar com diversas vantagens e serviços.
Sua solicitação foi submetida e será processada assim que possível.
Associação em andamento!
Aguarde processamento do seu cadastro.
Parceiros
Contato
Denúncia
Patrocínio
Para solicitar patrocínio, preencher todos os dados listados abaixo.
Para análise, a solicitação deve ser enviada no mínimo 30 dias antes do evento.
Termos e Condições
Versão 1
1. Validade da carteira do Núcleo Acadêmico Simers
1.1 As carteiras do Núcleo Acadêmico é válida até o dia 31 (trinta e um) de Março do ano seguinte ao da emissão.
2. Documentação Necessária
2.1 Para ser sócio do Núcleo Acadêmico Simers, o interessado deverá anexar:
i) formulário preenchido;
ii) 1 (uma) foto 3x4 digitalizada;
iii) comprovante matrícula na universidade de medicina;
3. Endereço de Entrega
3.1 A carteiras do Núcleo Acadêmico será entregue no endereço informado no formulário. Em caso de devolução, por qualquer motivo relativo à entrega (pessoa ausente, endereço incompleto, endereço inexistente, mudança de endereço etc.), será enviado um e-mail informando.
3.2 É de exclusiva responsabilidade do interessado fornecer, ao Núcleo acadêmico, o endereço completo e correto para o envio da Carteira.
4. Pagamento
4.1. Declaro estar ciente que será descontado anualmente R$ 70,00 reais dia 10 de março para me manter sócio ativo do Núcleo Acadêmico, caso a associação seja feita após esta data será cobrado no próximo dia 10 e no ano seguinte no dia 10 de março. O valor pode sofrer reajustes anuais, sem aviso prévio.
5. Cancelamento
5.1. O cancelamento pode ser efetuado a qualquer momento, mediante solicitação por escrito, via email ou pessoalmente.
5.2. É de interesse do associado informar ao núcleo acadêmico a data de sua formatura para evitar futuros débitos.