2º Fórum +Saúde: palestra aborda o financiamento do SUS e a judicialização na Saúde
Médico

2º Fórum +Saúde: palestra aborda o financiamento do SUS e a judicialização na Saúde

Compartilhe

28/10/2023 17:29

Na tarde deste sábado, 28, do 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o presidente do Simers, Marcos Rovinski, mediou a primeira palestra, sobre o financiamento do sistema público da saúde e a utilização de ferramentas jurídicas para o acesso a serviços inacessíveis à população.

Consenso entre os debatedores, os problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são advindos de duas origens: subfinanciamento e complexidade de gestão. Na visão do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), representado pelo promotor de Justiça Leonardo Menin, os excessos de sistemas e o não cruzamento de dados entre instituições e o Estado contribuem para que procedimentos demorem tanto para ser realizados. Para alguns pacientes, quando chega a hora já é tarde demais. 

A questão do subfinanciamento foi debatida com os demais palestrantes, entre eles o ex-presidente da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Eugênio Terra, e o advogado e representante da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Diego Mariante. Eles abordaram os principais pontos que necessitam, efetivamente, de evolução, como a ampliação de ferramentas de gestão, transparência e controle do maior sistema de saúde pública do planeta: o SUS.

Simpósio de Educação Médica e Encontro de Lideranças em Saúde

A Pedra Fundamental da Medicina foi o tema do primeiro painel da tarde do Simpósio de Educação Médica, que aconteceu na Sala Piratini, com o tema A Pedra Fundamental da Medicina. Os Diego Miltersteiner, Gustavo Carvalhal e o diretor de Políticas Estratégicas do Simers,Vinícius de Souza, falaram para os acadêmicos sobre as constantes transformações da Medicina e a necessidade da ética nas tomadas de decisões, em uma profissão complexa e que vai além do conhecimento técnico para fazer a diferença no cuidado.

Já na Sala Farroupilha, o Encontro de Lideranças Médicas abriu as palestras discutindo A verdade sobre a Obstetrícia e a Medicina, com o presidente da Sociedade de Obstetrícia do RS (Sogirgs), Lucas Schreiner, o diretor do Simers, Marcelo Sclowitz, e o vice-presidente, Marcelo Matias, sendo que os dois fazem parte do Núcleo de Obstetrícia do Sindicato Médico. Eles também abordaram a criação do instrumento jurídico criado pelo SImers de Exclusividade Obstétrica, que está apresentado aos especialistas do país para garantir a segurança para  o trabalho médico e na assistência ao paciente.

 

Tags: 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro Financiamento da saúde Núcleo de Obstetrícia Simers Núcleo Acadêmico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política