Atividades do Núcleo Simers de Obstetrícia são apresentadas à deputada federal Any Ortiz
Defesa

Atividades do Núcleo Simers de Obstetrícia são apresentadas à deputada federal Any Ortiz

Compartilhe

12/07/2023 18:03

Na tarde de quarta-feira,12, o vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, recebeu na sede da Entidade a deputada federal e relatora da Comissão Especial sobre Violência Obstétrica e Morte Materna, na Câmara dos Deputados, Any Ortiz. Na pauta do encontro, uma apresentação institucional sobre o Núcleo, considerado o maior ambiente de debate da obstetrícia dentro do mundo sindical brasileiro, além de debater questões complexas da especialidade. 

Ao longo de quase duas horas de reunião, o vice-presidente discorreu sobre temas importantes à Obstetrícia, às gestantes e parturientes. Para a parlamentar, foram contextualizadas questões técnicas, intromissão ao Ato Médico e Obstétrico, além de explicar e conduzir à verdade sobre o termo popular de “Violência Obstétrica”. Matias fez questão de ressaltar que diversos pontos, antes considerados padrões, tal como a indução do parte ou, até mesmo o procedimento de enteroclisma e a episiotomia, são considerados um tipo de violência, criticado por Matias.

Outro ponto apresentado à parlamentar é a questão do fechamento em cascata de inúmeros leitos obstétricos no Rio Grande do Sul. Atualmente cerca de 35% dos Centros Obstétricos no estado foram descontinuados. Outro número apresentado é o que revela a inexistência de leitos em 332 dos 497 gaúchos. Além desse fato, também foi abordado com Any Ortiz a intromissão no Ato Obstétrico. 

O material apresentado será encaminhado para a deputada federal, que irá analisar e apresentar para os demais integrantes da Comissão Especial.

 

Portas Abertas

Antes do encontro, Any Ortiz foi recepcionada pelo presidente do Simers, Marcos Rovinski, onde foi entregue um convite para o evento “Portas Abertas - Diálogos com a Política”, que acontece, sazonalmente, às segundas-feiras pela manhã, onde são recebidos, na sede do Simers, parlamentares diversos, a fim de que pautas da categoria médica sejam apresentadas aos deputados, sem contar na aproximação e fortalecimento institucional com os mesmos.

 

Tags: Médicos obstetras Núcleo de Obstetrícia Simers Salve os Centros Obstétricos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política