Crise no IPE: Simers destaca importância da subcomissão da Alers para debater o futuro dos médicos e dos usuários do plano
Defesa

Crise no IPE: Simers destaca importância da subcomissão da Alers para debater o futuro dos médicos e dos usuários do plano

Compartilhe

12/04/2023 13:08


O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o diretor-geral da entidade, Fernando Uberti, participaram da primeira reunião realizada pela subcomissão da Assembleia Legislativa do RS (Alers) voltada para discutir a crise no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde). A iniciativa proposta pelo deputado estadual Thiago Duarte aconteceu na noite desta terça-feira, 11, na Sala Salzano Vieira da Cunha do Palácio Farroupilha.

Além de acompanhar o Projeto de Lei que será enviado pelo Executivo para tratar da reestruturação da autarquia, a subcomissão do IPE-Saúde vai realizar uma séria de visitas em hospitais que atendem o plano. A primeira está agendada para o próximo dia 19, no Hospital Ernesto Dornelles (HED), a principal instituição gaúcha que atende a mais de um milhão de usuários.


Reestruturação e valorização médica

O presidente do Simers elogiou a criação do comitê, que vem somar ao movimento que busca a valorização dos 6,5 mil médicos credenciados e a assistência adequada aos beneficiários e seus dependentes. Ele reforçou a necessidade urgente de remodelação do IPE-Saúde, vinculada a uma mudança na remuneração médica.

“Já não conseguimos mais trabalhar com os valores aviltantes que estão sendo pagos. Vemos esse momento com olhos esperançosos, de que o governo tenha o bom senso de apresentar algo positivo para a manutenção do plano de saúde, sem colapsar o Sistema Único de Saúde”, destacou Rovinski.


Dias decisivos

Para o diretor-geral do Sindicato, os próximos dias serão decisivos para definir os rumos do IPE-Saúde. “Caso o governo não atenda às reivindicações de implementação da CBHPM, participação das entidades médicas no Conselho de Administração da autarquia e a implementação dos comitês de especialidades médicas para se pensar em um novo modelo remuneratório, os médicos vão deliberar sobre o descredenciamento coletivo ou o licenciamento temporário”, disse Uberti, se referindo à Assembleia que o Simers realiza nesta quarta-feira, 12.

Ele ressaltou: “Entendemos que agora é fundamental a sensibilidade dos nossos deputados em permitir que as entidades representativas da categoria médicas participem da grande discussão que ocorrerá nesta Casa, para chegarmos a uma equação possível, conciliando um atendimento adequado à população e a justa remuneração aos médicos”.

 

Nesta quarta-feira, 12, o Simers dará continuidade à Assembleia Geral sobre a crise que impacta os médicos credenciados no IPE-Saúde.

INSCREVA-SE AQUI para participar. 

Fotos: Victor Franciscatto

Tags: IPERGS IPE-Saúde Crise na saúde médicos IPE

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política