Porto Alegre: Simers identifica falhas estruturais e de fluxo na Unidade de Saúde Bananeiras
Defesa

Porto Alegre: Simers identifica falhas estruturais e de fluxo na Unidade de Saúde Bananeiras

Compartilhe

06/09/2023 16:35

Na tarde de quarta-feira,06, a diretora de Porto Alegre do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Alessandra Felicetti, visitou a Unidade Básica de Saúde Bananeiras, localizada no bairro Partenon, Zona Leste de Porto Alegre. A estrutura do Posto de Saúde é inadequada e, diante do alto fluxo de atendimentos, se faz necessária a construção de um anexo ou, até mesmo, um novo local para a população. O espaço já não comporta, sequer, o estoque de medicamentos e insumos da unidade, que ficam acomodados em um corredor no segundo andar.

Na visita, que durou cerca de duas horas nas dependências da UBS, foram identificadas dificuldades para realização de coletas de exames ginecológicos, devido ao espaço pequeno dos consultórios. Além disso, os ambientes adaptados em gesso acartonado não são ventilados, não possuem ar-condicionado e há presença de odores oriundos da rede coletora de esgoto do local.

Devido à proximidade com a Avenida Aparício Borges, na lateral do Bananeiras, os consultórios costumam ter a interrupção constante de barulhos do trânsito, o que dificulta as consultas ao público idoso, que compõe mais de 60% dos atendimentos. Consoante a isso, foi registrado deficiência na rede de TI, que conta com apenas uma impressora para quase 70 funcionários. Os computadores são lentos e carecem de manutenção para que o sistema de gestão de consultas do município seja executado.

Outro ponto importante verificado é referente a falhas no acolhimento/triagem dos pacientes,além da padronização dos atendimentos das fichas em 20 minutos, tempo insuficiente para se realizar um atendimento de qualidade, anamnese completa e evoluir o paciente no sistema. Nos próximos dias, o Simers irá oficiar a Coordenação de Atenção Básica de Porto Alegre, a fim de que sejam apresentados, em detalhes, todos os pontos que necessitam melhorias.

Tags: saúde de Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre Atenção básica

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política