Simers destaca importância das Frentes Parlamentares S.O.S Pediatria e em Defesa dos Centros Obstétricos
Defesa

Simers destaca importância das Frentes Parlamentares S.O.S Pediatria e em Defesa dos Centros Obstétricos

Compartilhe

23/08/2023 13:51

Para promover o debate sobre a crise nos atendimentos pediátricos e obstétricos no Estado, dois importantes movimentos vão ser lançados nesta quinta-feira, 23, na Assembleia Legislativa do RS (Alers). São as Frentes Parlamentares S.O.S Pediatria e em Defesa dos Centros Obstétricos, iniciativa do deputado Dr. Thiago Duarte e propostas pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). O evento acontece às 17h, na Sala de Convergência Espaço Adão Pretto.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Pediatria do Simers, Daniel Wolff, a iniciativa é fundamental para falar sobre os gargalos na assistência infantil, como a falta de especialistas em cidades do interior. “A campanha S.O.S. Pediatria do Simers mobilizou os gestores de 30 municípios, com o envio de ofícios para saber informações sobre o que está sendo feito para que os pequenos não sejam penalizados com a falta de leitos e com a superlotação nas emergências pediátricas”, destaca o diretor do Sindicato Médico.

Já no que se refere à crise no atendimento às gestantes e recém-nascidos, com o fechamento indiscriminado dos centros obstétricos em solo gaúcho nos últimos anos, a coordenadora do Núcleo de Obstetrícia do Simers, Márcia Barbosa, reforça a importância de uma Frente junto ao Legislativo para buscar soluções ao problema. Uma união de esforços da sociedade em defesa da saúde da população.

“O exemplo mais recente de um centro obstétrico que fechou às portas é em Campina das Missões, na Fronteira Noroeste. Com isso, já são 35 unidades que não realizam mais partos. Para se ter uma ideia, como um município como Viamão, o oitavo mais populoso do RS, não tem um local para o nascimento de suas crianças?”, lamenta Márcia.

Tags: SOS Pediatria Salve os Centros Obstétricos Núcleo de Pediatria do Simers Núcleo de Obstetrícia Simers Pediatras Pediatria Médicos obstetras

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política