Simers lança a Frente Estadual em Defesa da Saúde de Canoas
Defesa

Simers lança a Frente Estadual em Defesa da Saúde de Canoas

Compartilhe

05/10/2023 18:27

Para unir forças de diferentes segmentos da sociedade na busca de uma solução para a crise vivenciada na assistência em um dos principais municípios da região Metropolitana, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) deu início a criação da Frente Estadual em Defesa da Saúde de Canoas. A primeira reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 5, no auditório da entidade, com a presença de representantes do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e da Associação Médica de Canoas (Somedica).

De acordo com o presidente do Simers, Marcos Rovinski, o objetivo da iniciativa é promover um diagnóstico detalhado sobre os problemas financeiros e assistenciais que atravessam os três hospitais de Canoas, que são o Hospital de Pronto Socorro, o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Hospital Universitário, o qual possui a segunda maior maternidade do estado. A partir destas informações, traçar ações conjuntas para reverter a crise.

"São deficiências que vão desde as precárias condições de trabalho, falta de insumos e equipamentos, bem como os atrasos na remuneração dos profissionais que atuam via pessoa jurídica. Situação que o Sindicato Médico vem acompanhando de perto ao longo dos anos e que já são insustentáveis", afirma Rovinski. 

Para o diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, a Frente Estadual em Defesa da Saúde de Canoas reforça o compromisso do Simers na defesa dos médicos e pela saúde. “A Frente Estadual em Defesa da Saúde de Canoas seguirá o exemplo do que foi feito em 2022 pelo Simers, em Rio Grande. Desta forma, vamos reunir diversas entidades e instituições com peso no contexto de saúde da cidade, de dimensão municipal e estadual, para articular ações políticas, jurídicas e de comunicação para o enfrentamento desse cenário”, enfatiza Uberti.

Um novo encontro está agendado para o dia 16 de outubro, com a presença do Ministério Público Estadual, quando serão apresentados e analisados os dados iniciais coletados pelas instituições, o trabalho de cada entidade isoladamente até o momento, assim como o começo de encaminhamentos articulados entre os componentes da Frente.

Participaram também da primeira reunião o diretor do Simers, Julio Venzo; os conselheiros do Cremers, Lais del Pino Leboutte e Paulo Ernesto Gewehr Filho; a presidente da OAB Subseção Canoas, Ana Maria Mattielo; o vice-presidente, Jaime Valverdu; o vice-presidente da Comissão Especial do Direito à Saúde da OAB/RS, Lucas Funghetto Lazzaretti; e o Presidente da Somedica, Paulo Nader.

Tags: Canoas Hospital Universitário HU Canoas HPS Canoas Hospital Nossa Senhora das Graças

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política