Simers participa da instalação das Frentes Parlamentares voltadas à qualidade no atendimento às gestantes e às crianças
Defesa

Simers participa da instalação das Frentes Parlamentares voltadas à qualidade no atendimento às gestantes e às crianças

Compartilhe

25/08/2023 14:24

Para buscar soluções que garantam o atendimento adequado às gestantes e às crianças, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou do ato de instalação das Frentes Parlamentares S.O.S. Pediatria e em Defesa dos Centros Obstétricos, em solenidade realizada no Espaço da Convergência da Assembleia Legislativa do RS, no final da tarde desta quinta-feira, 24. As iniciativas do deputado Dr. Thiago Duarte e propostas pelo Simers reuniu médicos e autoridades ligadas à saúde.

Para o presidente do Simers, Marcos Rovinski, as Frentes Parlamentares são fundamentais para reverter o cenário de precarização que afeta tanto a assistência obstétrica quanto à pediátrica. “O Simers defende o médico, mas está atento a tudo o que envolve a Saúde, a exemplo das nossas campanhas S.O.S. Pediatria e Salve os COs. Isso porque a falta de gestão, de financiamento e de estrutura levam ao sofrimento da população que depende da saúde pública”, destaca.

De acordo com o deputado Dr. Thiago Duarte, as duas Frentes Parlamentares pretendem dialogar com as diferentes esferas da sociedade, além de montar um cronograma de atividades e visitas in loco às instituições de saúde.

Do Simers, também participaram do ato o vice-presidente, Marcelo Matias; a coordenadora do Núcleo de Obstetrícia da entidade, Márcia Barbosa; o coordenador do Núcleo de Pediatria, Daniel Wolff; e as diretoras sindicais Isabel dos Santos e Débora do Espírito Santo.

Salve os COs

O vice-presidente do Simers, que também é obstetra, apresentou dados da campanha Salve os COs, que apontam para o cenário de precarização da obstetrícia e os impactos em todo o Estado, uma vez que as maternidades são a fonte de vida dos hospitais e estão sendo colocadas de lado. Ele citou a realidade dos números, quando de dezembro de 2018 a junho de 2022 se verificou que 35 centros obstétricos fecharam as portas, com redução de 35% dos leitos especializados. Além disso, dois terços dos municípios gaúchos dependem dos municípios vizinhos para trazer a vida os seus novos moradores.

“Não temos atendimento adequado às gestantes, tanto pela falta de pré-natal ou de atendimento adequado, pois saúde precisa de investimento e os entes públicos são responsáveis em garantir isso. E os centros obstétricos são vistos como locais que custam muito e não representam retorno financeiro como uma unidade de oncologia, por exemplo. O resultado é o fechamento de locais que, muitas vezes, são referência de atendimento e de ensino”, lamenta Matias.

S.O.S. Pediatria

O coordenador do Núcleo de Pediatria do Simers, Daniel Wolff, falou sobre as ações da campanha S.O.S. Pediatria, como envio de ofícios para mais de 30 municípios gaúchos, buscando informações sobre a estrutura do atendimento na área. Ele também chamou a atenção para a situação preocupante de Porto Alegre e região Metropolitana, com emergências superlotadas e falta de profissionais na atenção básica.

“Sabemos o drama que as famílias que precisam de atendimento passam e essa realidade precisa ser modificada, em que não faltam pediatras, pois, a cada ano, mais de 120 especialistas chegam ao mercado de trabalho no Estado. Entretanto, 130 municípios gaúchos não contam com especialistas e que superlotam as emergências das cidades maiores. O que precisamos é de incentivo para que estes profissionais passem a atuar onde se mais precisa e estrutura para o atendimento”, afirma Wolff.

Presenças

O ato também contou com a presença da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Estado, promotora de Justiça Cristiane Della Méa Corrales; a dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado, defensora pública Liliane Paz Deble; a presidente da ONG Prematuridade, Denise Suguitani; o representante da Sociedade de Pediatria do RS, João Krause; e o representante do Hospital Fêmina, o médico Desidério Fulber.

 

Tags: frente parlamentar SOS Pediatria Salve os Centros Obstétricos Pediatria Obstetrícia Criança Pediatra Médicos obstetras

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política