Vice-presidente e diretores do Simers reúnem-se com o secretário da Saúde de Porto Alegre
Defesa

Vice-presidente e diretores do Simers reúnem-se com o secretário da Saúde de Porto Alegre

Compartilhe

12/06/2023 13:21

Na manhã de segunda-feira,12, o vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, juntamente com a diretora da Entidade médica em Porto Alegre, Alessandra Felicetti, além de outros diretores, reuniram-se com o novo secretário da Saúde da Capital, Fernando Ritter. No encontro, foram discutidos pautas que impactam os médicos municipários, além de sugestões de reformulações na gestão em saúde da cidade.

Na abertura, Marcelo Matias fez um retrospecto quanto às negociações de vários pleitos da categoria, mas que seguem sem resolução por parte da Prefeitura. Matias relembrou o secretário que a Entidade está há mais de dois anos em negociação com a gestão municipal, e que vários pontos não evoluíram, tais como a Proporcionalidade, telemedicina, teletrabalho e a reorganização de fluxos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outros importantes temas debatidos foram as questões que envolvam o cumprimento de carga horária contratual, inclusive o descumprimento, por parte das chefias diretas, de normativas acerca do registro de ponto e a transferência de profissionais sem comum acordo e por decisão unilateral. 

Como resultado das conversas, Ritter se comprometeu com a categoria, por meio do Simers, de responder um Ofício, que será elaborado pelo Departamento Jurídico e com acréscimos, se necessário, oriundos de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que será realizada na noite de terça-feira,13. As devolutivas das reivindicações e melhorias serão tratadas, pessoalmente, pelo secretário, que irá explicar ponto a ponto cada pauta e seu status. Outro acordo feito com o Simers é a criação de dois Grupos de Trabalho: um sobre questões remuneratórias e outro sobre alterações nos processos e formatos de trabalho.

”A presença do secretário aqui no Simers representa a reabertura do diálogo com a categoria. Iremos apresentar as demandas a ele, e seguiremos na cobrança e monitoramento em benefício dos médicos municipários e, também, da população”, disse Marcelo Matias.

Também participaram do encontro as diretoras Adriana Becker e Lízia Mota, além dos coordenadores de Núcleos do Simers Mônica Berg (Combate ao Exercício Ilegal da Medicina); Guilherme Peterson (Educação e Tecnologias em Saúde) e Vinícius Mello (Medicina Legal e do Trabalho).

Tags: Municipários Porto Alegre saúde de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política