Simers intermedeia revogação de ordem de perícias no PML de Santa Maria
Defesa

 Simers intermedeia revogação de ordem de perícias no PML de Santa Maria

O diretor da Região Noroeste, Willian Adami, destaca que a partir de agora este procedimento pericial só será realizado a partir de pedido oficial da autoridade policial ou judiciária.

Compartilhe

18/08/2021 18:42

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) conquistou, junto ao Instituto Geral de Perícias, a revogação da Ordem de Serviço que obrigava médicos a realizarem exames de corpo de delito sem a requisição da autoridade, no Posto Médico Legal, de Santa Maria. O diretor da Região Noroeste, Willian Adami, destaca que a partir de agora este procedimento pericial só será realizado a partir de pedido oficial da autoridade policial ou judiciária. “Dessa forma, os médicos estarão agindo em resposta às solicitações de autoridades”, explicou Adami. 

Outro tema importante encaminhado pela assessoria jurídica do Simers, é a necessidade de adequações no PML, devido a precariedade das instalações. “É oportuna uma reforma no local, que apresenta diversas precariedades estruturais”, evidenciou o diretor Adami.

Entre elas, estão fiação elétrica exposta, raio-x estragado há meses, falta de iluminação nos banheiros, janelas basculantes que não fecham, permanecendo abertas inverno e verão, mofo e infiltrações nas paredes e no teto. Adami revela ainda a falta de sala de espera distinta para vítimas, familiares, autores de crimes e demais servidores. 

Após solicitação do Simers, o Ministério Público local abriu procedimento para adequar essas estruturas do Posto Médico Legal de Santa Maria. O Simers notificou também o Corpo de Bombeiros que constatou que o Plano de Prevenção Contra Incêndio - PPCI - não está conforme a legislação vigente.
 

Tags: IGP-RS Santa Maria Instituto Médico Legal

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política