Aconteceu na última quinta-feira, 26, a professora e doutora em história, Luciana de Oliveira, ministrou a palestra “Gaúchos em imagens: construções e trânsito no tempo”. A atividade foi realizada no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), em Porto Alegre, e por meio das obras de artes, a palestrante mostrou as origens da história gaúcha e explicou como chegamos até o momento atual.
Luciana revela que o objetivo da iniciativa foi ilustrar a história de todos os gaúchos através de ilustrações. “Nosso objetivo foi fazer a relação do início da nossa história com as comemorações do 20 de setembro, e que se estendem por todo o mês, através das artes visuais, e o quanto isso ajudou a formar a nossa identidade cultural”, destacou a professora Luciana de Oliveira.
Para a pedagoga e historiadora, Gláucia Kulzer, durante a atividade foi possível fazer uma viagem no tempo e aprender um pouco mais sobre a nossa cultura. “Esta palestra, sem dúvida, fez com que muitos se lembrassem das coisas da infância, muitos vindos do interior, que viveram a cultura gaúcha mais tradicional, e que chegando à capital não tiveram isso com tanto vigor. O projeto busca justamente isso: dar espaço, força e visibilidade para a cultura, a arte e o lazer, para o Grupo da Maturidade Ativa”, ressaltou.
MUHM
O museu funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h. A visitação é aberta ao público e a entrada é franca. O agendamento de visitas guiadas para grupos e escolas deve ser feito no site do MUHM.
O programa “Maturidade Ativa”, que é voltado para o público 60+, acontece uma vez por mês. A atividade é aberta ao público.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.